Projeto de Lei 7280/10 é um desrespeito a profissão e ao País


 
Descaracterização da profissão de Administrador, é dessa forma que podemos entender e resumir o Projeto de Lei 7280/10, de autoria do Deputado Federal Átila Lira (PSB-PI). Atualmente, para se desempenhar a função de Administrador é necessário ter diploma de Bacharel em Administração. Caso o referido Projeto seja aprovado, o direito ao exercício da profissão de Administrador será estendido aos diplomados em cursos superiores de Tecnologia, Mestrado ou Doutorado em Administração.
Muitos são os argumentos utilizados por Átila Lira para defender o seu projeto, no entanto nenhum deles é concebível. “Ampliar o mercado para profissionais que estão sendo qualificados em cursos que não existiam à época da entrada em vigor da legislação regulamentadora do exercício da profissão de Administrador” é um de seus inaceitáveis argumentos.
Mestrado e Doutorado são uma forma de complementar o conhecimento adquirido durante a graduação e só se pode complementar aquilo que já se tem. De nada adianta fazer um curso de Mestrado em Administração sem antes ter aprendido todos os princípios da profissão, que são ensinados durante a graduação.
Simplificando, basta apenas seguir a lógica: se eu quero ser médico, devo cursar Medicina; se eu quero ser advogado, vou cursar Direito; logo, se eu quero ser Administrador, tenho que fazer o curso de graduação em Administração.
O Deputado encerra sua proposição dizendo: “Assim sendo, por acreditarmos que a nossa proposição fará justiça aos profissionais que, embora capacitados profissionalmente, não podem hoje exercer a profissão, pedimos o apoio dos nobres Colegas para a aprovação da matéria.” Mas isso é justo com todos aqueles já formados em Administração? E com os milhares de estudantes que já estão se dedicando ao curso e em breve serão bacharéis em Administração?
Por entender que tal Projeto é uma afronta à Administração é que o SINAERJ o rejeita veementemente e está fazendo uma grande campanha contra esta nefasta proposição. Esta é uma questão que afetará a todos nós, Administradores, portanto participe da enquete ao lado dando a sua opinião e registre a sua indignação enviando um e-mail de repúdio para:
dep.atilalira@camara.gov.br (Deputado Átila Lira, autor do Projeto de Lei 7280/10)
sinaerj@administradores.org.br (Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro)

5 comentários:

Anônimo disse...

Ou seja, com a atual legislação, se eu montar uma empresa e quiser administrá-la, eu não vou poder?

Se isso, essa lei será muito bem vinda. E, ao invés de se preocupar em dizer não, montem um esquema de certificações para avaliar a qualidade das pessoas que estudarem por conta.

Clayton disse...

Um Bom dia a todos, eu sou Bacharel em Administração recém formado e venho aqui pra dizer a todos que estou absolutamente indignado com esta proposição absurda, pois depois de ter sofrido durante 4 anos pra me formar nessa faculdade por uma série de dificuldades que eu tive e depois quando eu finalmente me formo aparece esse terrível projeto de lei pra destruir a minha profissão, ISSO É UMA VERGONHA !!!!!!! Só para corrigir quanto ao primeiro comentário feito, tanto para abrir uma empresa, quanto para manter uma NÃO é obrigatório ter um Administrador, só contrata um Administrador quem quer.

Anônimo disse...

Não acho ruim não, mestrado é grau e grau é conquistado e capacitado, Doutor é grau também e estão aptos a conceitos de pesquisa. MESTRADO e DOUTORADO são graus de titulação, agente ve muitos profissionais por exemplo: contabilistas mestre em administração, para meu ver é uma administrador e vice e versa....gente são área correlatas, em áreas correlatas não vejo motivo de indignação não e sim de novas oportunidades...!!!!

Anônimo disse...

Que ABSURDO esse projeto de lei, e que absurdo que ainda tenha gente a favor de algo tão TERRÍVEL, olhem vejam só, tanto o mestrado quanto o doutorado NÃO dão nem a formação, nem o conhecimento e nem o preparo necessário para exercer a profissão de Administrador, pois (SÓ O BACHAREL POSSUI A FORMAÇÃO ADEQUADA) pois só o Bacharel frequenta as aulas de segunda a sexta, durante 4 anos seguidos, e ainda cursa cerca de 50 disciplinas, vale lembrar simplesmente que (MESTRADO E DOUTORADO NÃO SÃO ASSIM)quem dizer qualquer coisa ao contrário esta ERRADO !!! Tanto o Mestrado e o Doutorado são voltados para áreas específicas da Administração (POR ISSO NÃO PODEM SER ADMINISTRADORES) Já o Bacharel possui o conhecimento Generalista e abrangente de toda a Administração (PORTANTO SÓ O BACHAREL É QUE PODE SER ADMINISTRADOR) e gente, vale lembrar que esse projeto ainda quer que tecnólogos exercem a profissão de Administrador, É UM ABSURDO TOTAL !!!! Querem degradar a profissão de Administrador e acabar com os Bacharéis ISSO É UMA VERGONHA !!! Não é a toa que o CFA-Conselho Federal de Administração, assim como todo o Sistema dos CRA´s brasileiros e incluindo tantas outras universidades e instituições renomadas distintas, se posicionaram absolutamente contra este degradante Projeto de Lei.

Unknown disse...

Para se abrir uma empresa tem que ser um contador, para obras precisa-se de engenheiros; téc. de seg. do trabalho; téc de edificações, restaurantes precisam de nutricionista e por ai vai, sim e todos tem que ter diploma ou está cursando dependendo do caso, e nós administradores tem isso, fora que os cursos tecnólogos estão tomando conta do mercado e muitas empresas com eles já bastam, e muitos empresários preferem profissionais sem qualificações por que é mais barato e fazem o "mesmo" que nós.
Só nossa categoria é assim.