Ao lutar pelos direitos dos trabalhadores, Sindicatos desempenham funções indispensáveis para o desenvolvimento do País

                Com o interesse pela política em queda e diante de um quadro onde o objetivo predominante na vida de quase todos se fixa na lógica do enriquecimento financeiro, a extrema valorização da individualidade torna difícil para muitos a compreensão da importância de instituições que dependem do espírito de grupo e união para a busca de ideais coletivos.
                Os sindicatos, que surgiram justamente da percepção de que só através da união é possível enfrentar poderosos interesses, são muitas vezes alvo desse esvaziamento por qual passam o ideário político e social.
Essas instituições, que têm papel central nas lutas por condições de vida e trabalho minimamente aceitáveis, sofrem com outro sintoma comum na modernidade. Principalmente em jovens, a desvalorização da história é algo perigoso e altamente recorrente que contribui para o atraso, destruindo lições importantes que o passado e toda a sua riqueza podem fornecer.
No Brasil, que iniciou tardiamente seu processo de industrialização, não eram raros, no início do século XX, os casos de uso de mão-de-obra forçada de mulheres e crianças e a exploração de homens com jornadas de trabalho indecentes que chegavam a 14, 15 e até 16 horas diárias. Muitos salários eram irrisórios e o poder econômico dos patrões colocava imensa parcela da população completamente a mercê dos interesses econômicos. São abundantes na história situações desse tipo e um olhar um pouco mais atento pode fornecer a noção de que, para se chegar ao estágio atual, com uma realidade minimamente aceitável, mas que ainda está longe de ser a ideal, uma longa jornada de lutas e suor teve de ser realizada.
É de fundamental importância que a juventude tenha consciência que o direito a férias, Licença Maternidade com garantia de emprego até 5 meses depois do parto, horas-extras pagas com acréscimo de 50% do valor da hora normal, garantia de 12 meses em casos de acidente, adicional noturno de 20% para quem trabalha de 22h às 05 horas e outros diversos benefícios disponíveis aos trabalhadores só existem hoje pois foram conquistados com sacrifício e que muitos, ao longo do tempo, deram suas vidas para o mínimo de dignidade nas relações empregatícias.
Para uma sociedade íntegra e democrática, a discussão deve sempre existir e as relações de trabalho, e não só elas, devem ser guiadas pelo bom senso e pela moralidade. Reconhecer a importância dos sindicatos e a beleza de suas origens é ponto-chave para o alcance de uma realidade mais justa. Erros e desvios, infelizmente, existem em todos os segmentos, e resta aos bons vigiar e trabalhar para que os mecanismos de controle e as instituições desempenhem eficientemente suas funções.
É com muito trabalho que o SINAERJ mantém sua luta pela valorização dos Administradores, atuando com a total consciência da responsabilidade de representar uma profissão dessa importância para o País.

0 comentários: