Networking pode ser a chave para o sucesso

Seja para profissionais recém-formados ou para aqueles que já possuem longos anos de carreira, networking é fundamental. No bom português, essa palavra significa rede de contatos. Dessa rede devem fazer parte, principalmente, pessoas da sua área profissinal. Mas, engana-se quem pensa que o networking serve somente na hora do sufoco, sobretudo quando se está desempregado. Uma boa rede de relacionamento deve ser baseada na reciprocidade. Ela até pode ajudar na hora de se conseguir uma colocação profissional, porém pode ser usada para outras finalidades, como a troca de informações e o aprendizado profissional.

Para ter uma rede de relacionamento é preciso saber se comunicar e isso pode ser um problema para as pessoas mais tímidas. Estar informado sobre o que acontece no País e no mundo pode ajudar na hora de iniciar uma conversa. Perguntar sobre o trabalho da outra pessoa ou o que ela está achando do evento também pode ajudar. Crie e treine suas técnicas de conversação. Afinal, o importante é se comunicar.

Como construir e manter o seu networking:

1- Frequente cursos, palestras e eventos da sua área. É uma boa forma de conhecer novas pessoas.

2- Se possível, faça um cartão de visita com seu nome, cargo, telefone e e-mail. Isso facilita a troca de contatos em um evento.

3- Quando trocar cartão com alguém faça uma breve descrição da pessoa atrás do cartão que recebeu para poder se lembrar dela depois.

4- Faça uma lista de todos os seus contatos, com nome, telefone e data de aniversário. Afinal, tão importante quanto conhecer novas pessoas é preservar as amizades antigas.

5- O networking se constrói com o tempo. Não saia por aí enviando currículo para alguém que você conheceu ontem.

6- Não procure seus contatos somente na hora em que precisa, comunique-se com eles periodicamente. Aproveite ocasiões especiais, como aniversário e Natal para isso.

7- Evite os e-mails em massa. Na hora de trocar mensagens, use textos personalizados.

8- A internet é uma grande aliada. Existem sites, como o Linkedin e o Via6, que foram criados especialmente para facilitar os contatos entre profissionais.

1 comentários:

Adriano Foss disse...

Olá amigos!
Recentemente postei em meu blog uma matéria que vem bem a calhar com a sua. Nela falo sobre gestão de relacionamento e o uso da internet como ferramenta para esse fim. Coloco meus contatos a disposição de pessoas que busquem saber mais sobre o assunto (Estão no blog). Segue o link da postagem: http://webmercado.wordpress.com/2011/01/21/web-marketing-pai-do-batman/