Uma questão coletiva

Dois termos devem, ou pelo menos deveriam, nortear a vida dos indivíduos: Ética e Moral. Frequentemente usadas pelas pessoas, essas palavras costumam ser empregadas como sinônimos mas possuem conceitos distintos. Em entrevista ao site de notícias G1, Roberto Romano, professor de Ética da Unicamp, esclareceu a diferença:
Ética — é a atitude da pessoa de acordo com as regras determinadas pela sociedade; é uma questão coletiva.
Moral — é o que pensa a pessoa em seu íntimo, seus valores pessoais; é uma questão individual.
Tendo compreendido os significados acima, vamos falar sobre ética. Enquanto pessoas, temos discernimento sobre o que é bom e o que é mau, tanto para nós quanto para os outros. Mas, e enquanto profissionais, em que devemos basear nossas atitudes para agir de acordo com os princípios éticos? Para facilitar a reflexão acerca dos comportamentos éticos, cada profissão possui o seu código de ética.
O Código de Ética dos Administradores trata dos direitos, proibições e deveres dos profissionais. Nele, são expressas necessidades como o exercício da profissão com zelo, diligência e honestidade, de manter elevados o prestígio e a dignidade da profissão e ter para com os seus colegas de categoria consideração, apreço, respeito mútuo e solidariedade.
Uma boa Administração é a chave para o funcionamento próspero de qualquer empresa. Por isso, é vital que os Administradores sigam a conduta ética, já que têm o importante trabalho de gerenciamento não só da área financeira como também de pessoas.
É essencial lembrar que, ao participar da cerimônia de colação de grau, todos os Administradores fazem o seguinte juramento:
“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais; observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.” (Aprovado pela Resolução Normativa CFA número 201/98).
O Código de Ética dos Administradores pode ser lido na íntegra no site do SINAERJ.

0 comentários: