O que ainda está por vir

Futuro é uma palavra pequena, mas muitas vezes uma grande preocupação, tanto para os jovens recém-formados quanto para os profissionais já atuantes no mercado. Terminado o curso de graduação, é comum o surgimento da pergunta: “e agora, o que fazer?” Como começar a vida profissional é uma das grandes dúvidas de milhares de jovens que se formam todos os anos. Já os profissionais mais antigos costumam ser afetados por dois males que influenciam o futuro profissional: o descontentamento e a falta de perspectiva. Contudo, para as situações apresentadas anteriormente existe uma solução: fazer uso da Administração.
Planejar, organizar, dirigir e controlar: estas são as quatro imprescindíveis funções desempenhadas pelos Administradores e que, na verdade, deveriam ser realizadas por todos, principalmente ao que concerne à carreira. O planejamento é o primeiro passo a ser dado, é o momento de estabelecer as metas e objetivos a serem alcançados em um, cinco, dez ou vinte anos, isto é, saber o que quer e aonde quer chegar, determinando prazos para que os sonhos se tornem realidade.
Nessa etapa, o primordial não é a periodicidade dos planos, se são a curto, médio ou longo prazo, e sim a disciplina em sua execução. Nesse ponto, entramos na etapa seguinte: a organização. Para que tudo aconteça conforme o previsto, é necessário determinar os métodos a serem utilizados para atingir os resultados desejados. Um curso de idiomas ou de especialização e a participação em seminários e congressos contribuem para o seu aperfeiçoamento e podem ajudar a impulsionar sua carreira.
Dirigir pode ser entendido aqui como a fase de sair da teoria e entrar na prática. Você já sabe o que quer e quais os meios para conseguir, então mãos à obra. Avaliar periodicamente os resultados conquistados e compará-los com os almejados é a etapa de controle. Lembre-se que o planejamento não é algo imutável, à medida que os desejos vão sendo realizados, novas metas devem ser traçadas.
Cabe ressaltar que um departamento não deve ser esquecido: a esfera pessoal. Realização profissional e pessoal são elementos que se complementam e não podem ser dissociados. Não se deve sonhar apenas em ser um profissional bem-sucedido sem pensar na felicidade em sua vida pessoal. Use as orientações apresentadas anteriormente também no campo familiar, dessa forma o êxito em sua vida será completo.

0 comentários: