Há que se ter habilidade para administrar

“O ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”, é assim que diversos autores costumam definir a Administração. Partindo dessa premissa, podemos constatar que três são as palavras-chave no mundo dos Administradores: pessoas, objetivos e empresa. Assim sendo, para o bom desempenho na gestão de negócios, os Administradores necessitam ter habilidades específicas.
É raro encontrar um profissional de Administração que desempenhe suas atividades isoladamente, isto porque administrar, impreterivelmente, envolve o trabalho em equipe. E é aí que entra a habilidade humana, ou seja, a capacidade de se entender como integrante de um grupo, compreender e motivar as pessoas com quem trabalha e criar um ambiente de segurança e cooperação entre as pessoas em razão de um objetivo em comum.
Por falar em alcançar metas, para isso é preciso ter outra aptidão: habilidade técnica, que se refere à execução do trabalho operacional e consiste no uso de conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização das tarefas específicas.
Outra capacidade inerente aos Administradores é a habilidade conceitual, que é a compreensão da empresa como um todo, a interdependência entre os seus setores e que qualquer mudança em uma das partes afetará as demais. É capacidade que permite que o Administrador se comporte de acordo com os parâmetros e objetivos da empresa, coordenando e integrando todos os interesses e atividade de uma organização.
Em suma, as habilidades técnicas, conceituais e humanas não são, necessariamente, inatas e podem ser desenvolvidas com o tempo, mas são imprescindíveis para a execução eficaz do processo administrativo.

2 comentários:

João Souto disse...

Considero três competências essenciais ao bom administrador: negociação, liderança. Estas habilidades estão de alguma forma atreladas ao que menciono aqui.

Alberto Nelson Vargas Callejas disse...

Hoje em dia, o administrador tem que facilitar a integração de sistemas, processos e pessoas, procurando a sinergia entre esses recursos para cumprir com os objetivos de gestão; visando manter uma a boa relação com os provedores e procurando constantemente a satisfação dos clientes internos e externos.