Estágio: ponto de partida no caminho rumo ao desenvolvimento profissional

0 comentários

    O estágio geralmente é a primeira etapa para o estudante se inserir no mercado de trabalho. É por meio dele que o estudante vai adquirir experiência profissional para seguir a sua carreira.
    Essa preparação agrega vários benefícios para o estudante, pois ele tem treinamento prático que adiciona conhecimento, recebe uma remuneração pelo seu trabalho e dependendo do seu desenvolvimento no estágio, o estudante, após a conclusão do seu curso, pode ser contratado pela empresa.
    Além disso, o estagiário tem a oportunidade de fazer um bom networking (se relacionar com os profissionais da sua área). O network faz a diferença na hora de fechar um negócio ou procurar um novo emprego, principalmente para o curso de Administração.
    Atualmente as empresas estão cada vez mais exigentes e seletivas nas suas entrevistas. Isso, muitas vezes, ocorre devido à falta de comprometimento de alguns estudantes que só querem cumprir a carga horária do estágio estipulada para o término do seu curso.
    Algumas dicas para se sair bem no estágio:

•    O primeiro passo sempre é o mais difícil. O nervosismo e o medo de errar podem colocar tudo a perder, mas vale ressaltar que você está na empresa para aprender;
•    Seja sempre sincero. Se não sabe fazer determinada atividade, peça ajuda;
•    Demonstre sempre que tem interesse em aprender. As empresas não vão efetivar alguém sem iniciativa;
•    Seja educado com seus colegas de trabalho, você geralmente fica mais tempo com eles do que com sua própria família, então evite fofocas e intrigas;
•    Evite gírias, linguagem vulgar e roupas inadequadas ao ambiente. Cuide da sua imagem;
•    Não seja individualista, no trabalho em equipe não pode faltar sinergia;
•    Não deixe trabalho inacabado. Isso prejudica não só você, mas toda a equipe;
•    Avalie positivamente os feedbacks. Eles são para ajudar você a melhorar, não encare sempre como críticas negativas;
•    Seja pontual, aquela desculpa do trânsito ruim não vale mais, pois você pode sair mais cedo de casa;
•    Não fique com tempo ocioso entrando em redes sociais, sempre há trabalho para ser feito.

Última dica: o seu crescimento profissional ocorre com o tempo e com a experiência não tente pular essa parte e seja curioso, pois todo o conhecimento que você absorver será necessário para se tornar um bom profissional.

Tudo vale a pena, se a alma não é pequena

0 comentários

Em um de seus poemas cravados na história, o “imortal” Fernando Pessoa possibilitou ao povo português e aos povos de todo o mundo, saborear e constantemente utilizar a seguinte frase: “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.
Porém, compreender exatamente o conceito embutido e conseguir levar a vida com a necessária decência, moral, ética, respeito ao próximo etc, é uma proeza que a sociedade exige, mas que inúmeros mortais insistem em não atingir.
Por certas vezes os atos ilícitos são de tamanha proporção que até parece que os adeptos à falta de decência interpretaram a frase contida no poema “Mar Português”, como se fosse a indicação e a autorização necessárias para se fazer tudo na vida, independente de ser imoral ou criminoso.
Utilizando a soberana licença poética é possível perceber que a atual Diretoria do SINAERJ soube e continua sabendo pautar a sua linha política, administrativa e financeira, tendo como base os lados moral e inspirador indicados na frase de Pessoa.
Exatamente por isso e por não terem “a alma pequena” é que os membros que compõem os três poderes do Sindicato (Diretoria Executiva, Diretoria Adjunta e Conselho Fiscal) estão se empenhando e trabalhando, prioritariamente, em favor dos anseios dos Administradores e da valorização da profissão, sem tampouco se esquecer de buscar diariamente o crescimento e desenvolvimento do SINAERJ.
Os avanços, as conquistas e as realizações resultantes do correto trabalho realizado nos últimos anos, acrescidos da intransigente luta em favor da categoria, demonstram de forma inequívoca que realmente a Diretoria do Sindicato segue a máxima de que “tudo vale a pena”, desde que a ética, a moral e a competência estejam presentes, pois estes são componentes imprescindíveis dos que não têm “a alma pequena”.
Mas, mesmo continuando presente em nossas mentes tudo que já foi realizado e conquistado, sabemos que não podemos fechar os nossos olhos e deixar de perceber que muito ainda precisa ser feito. Por assim ser, reafirmamos os nossos compromissos de continuar buscando avanços e conquistas para os Administradores sejam estes de empresas públicas ou privadas, pois a nossa Diretoria realmente crê que, de forma legal, “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.