Redes Sociais têm auxiliado empresas na contratação de funcionários

Se antes um currículo bem elaborado e uma vasta experiência profissional eram fatores de suma importância na conquista de um emprego, hoje, os candidatos a vagas de trabalho precisam se preocupar com um quesito a mais: as redes sociais. No tecnológico e globalizado mercado de trabalho atual, cada vez mais as empresas estão se tornando criteriosas em seus processos de seleção e um dos novos locais onde  elas vêm buscando informações sobre seus possíveis contratados é na internet. 
Atualmente as redes sociais se tornaram uma ferramenta indispensável e fator determinante na busca sobre informações dos profissionais candidatos a uma vaga nas empresas. Através dos perfis no Facebook, LinkedIn, Twitter e até Instagram o recrutadores conseguem descobrir questões como comunidades frequentadas, relacionamentos e preferências dos pretendentes a vaga, tão logo o currículo chega na organização. E por meio dessas informações, as empresas conseguem descobrir se o que foi passado pelo candidato é verdade ou não.
Diante de novo mundo integrado e sem as barreiras online ou offline buscar dados sobre um profissional se tornou mais prático e rápido, até porque, o que é publicado na internet, dificilmente some com rapidez. Sendo assim, encontrar rastros digitais que expliquem ou ofereçam uma análise superficial sobre o perfil comportamental do candidato se tornou uma das criteriosas ações realizadas pelas empresas.
Perante esse novo fator, é importante que os profissionais que queriam arrumar uma vaga de emprego em uma organização ou se recolocar no mercado de trabalho, aprendam a manter uma postura adequada nas redes sociais. Independente se elas são usadas para o lazer ou para o trabalho, palavras de baixo calão ou discussões que denigrem uma empresa, indivíduo ou o dono do próprio perfil devem ser evitadas, bem como curtir ou compartilhar ações polêmicas, pois ao analisar os perfis da rede é possível ter uma visão bastante abrangente sobre o comportamento e as características pessoas de cada indivíduo.
É necessário deixar novamente registrado que o que é compartilhado na internet, fica registrado e pode ser perpetuado por muitos anos e de diversas maneiras. Assim, manter uma conduta profissional, evitando a publicação de fotos provocativas ou inapropriadas, evitar imagens de demonstrem consumo excessivo de álcool ou drogas, demonstrar gama variada de interesses, criatividade e boas habilidades de comunicação são importantes ações que podem auxiliar os profissionais na conquista da vaga dos sonhos.

0 comentários: