Períodos adversos podem dar um empurrão na sua carreira

Em meio a série de situações adversas e de recessão que o país tem vivido, não é difícil encontrar profissionais com receio do futuro e das condições que o mercado de trabalho se depara. Contudo, o pânico e o desespero não são os melhores conselheiros para esse período. É preciso um pouco de paciência e jogo de cintura para lidar com essa famosa “crise”.

Antes de mais nada invista em capacitação. Busque novos cursos e aprendizados que possam lhe proporcionar mais conhecimento. Essa é uma forma de valorizar seu currículo e, consequentemente, evitar que os problemas te atinjam. Não mude de área sem antes se certificar de que o setor que você se encontrar está mesmo na “corda bamba”.

Se o seu cargo ou salário não estão em risco, não há necessidade de tentar encontrar novas oportunidades, pelo menos por hora, ou um novo emprego. É muito melhor você manter o salário e o cargo atual do que desbravar novos ares incertos. Claro que toda regra tem sua exceção. Para saber basta perguntar: a nova vaga oferece mais oportunidades de crescimento ou segurança profissional que são bem diferentes do emprego atual? Antes de decidir, vale a pena avaliar criteriosamente a proposta.

O clima está estranho e você tem ouvido falar que estão havendo cortes na empresa? Procure seu supervisor ou gestor e busque saber a realidade dos fatos e o que pode ser feito. Só não se desespere demais, pois isso pode prejudicar seu rendimento e ofuscar as conquistas adquiridas durante o tempo de trabalho.

Tente buscar crescimento pessoal e profissional, seja através de leituras de livros sobre a área de atuação, um curso de aperfeiçoamento ou uma nova língua. O importante é não fica na inércia e tentar obter novas formas de conhecimento. O país pode até estar em recessão, mas sua carreira não.

0 comentários: