Maiores erros dos líderes ao tomar decisões

O problema é quando o gestor toma uma decisão equivocada que pode prejudicar tanto o funcionamento da organização quanto a relação deste profissional com o seu quadro de colaboradores.  Um dos erros mais cometidos pelos líderes está em não ouvir a opinião da equipe.

Por ser “superior” aos demais, no caso, por estar um cargo acima de seus colaboradores, muitos líderes acreditam que sua opinião ou posição esteja seja irrefutável e que a palavra de ordem precisa ser sempre a sua. No entanto, esse é um dos maiores erros que um gestor pode cometer. É preciso sair das amarras do orgulho e convicção, pois a cegueira pode ocasionar erros, muitas vezes, gigantescos.

Superestimar o consenso também pode ser prejudicial. Quando todos a maioria de um grupo define um ponto, a tendência é que o restante siga a mesma direção. Isso é uma reação natural do ser humano para, muitas vezes, não se posicionar contrário a maioria e ser criticado por sua opinião. É mais fácil assinar uma questão marcada por muitos, do que ir na diferente certo? Errado! É preciso avaliar o caso e verificar se a maioria tem razão ou se apenas estão seguindo a maré. É dever do líder notar essa diferença.

Outro erro é decidir pelo imediatismo. Decidir dispensar um funcionário pode ser fácil, tem redução na produção por não contar mais com o profissional é mais difícil, por exemplo. Por isso, é importante avaliar as situações pontualmente sem pressa e visualizar as consequências dessa decisão no futuro.

Já diz uma frase famosa “errar é humano persistir no erro é burrice”, por isso, mantenha-se alinhado, antenado e aberto a ouvir e falar com sua equipe um líder pode sim errar, ele é humano certo? No entanto, erros trazem consequências e sempre é melhor evitá-los.



0 comentários: