Divulgado o ganhador da promoção no Twitter

0 comentários

Chegou ao fim mais uma promoção do SINAERJ no Twitter. Desta vez, o vencedor irá levar para casa um kit de Administração contendo o livro “O monge e o executivo”, de James C. Hunter, uma camisa do SINAERJ, um porta-lápis, um cordão para crachá e um mouse pad.
E a sortuda que vai receber o Kit de Administração é Maria Aparecida, dona do perfil @nenezona44. O sorteio foi realizado através da ferramenta Sorteie.me. Confira o resultado: http://sorteie.me/1QIYFh
Parabéns a ganhadora! Continuem acompanhando o SINAERJ nas redes sociais e fiquem por dentro de tudo sobre Administração e direito dos Administradores. Em breve, novas promoções serão realizadas.

Fracassar é possível

0 comentários


“Perdi mais de nove mil cestas e quase 300 jogos. Em vários momentos da minha vida, falhei. E é isso que me torna um vencedor.” Esta célebre frase de Michael Jordan, um dos melhores jogadores de basquete dos últimos tempos, nos faz refletir sobre uma palavra muitas vezes temida: fracasso.
Eis algumas considerações importantes sobre ele:
  • Falhar em determinado momento na vida é absolutamente normal, difícil é encontrar alguém que nunca tenha errado uma vez na vida;
  • Somos fruto de nossas escolhas, portanto o fracasso e o sucesso são resultados que dependem única e exclusivamente de você;
  • Fracasso não é, necessariamente, falta de capacidade.
Nem sempre a falta de êxito significa o fim, mas pode, na maioria das vezes, representar um recomeço. O importante no fracasso é o aprendizado que dele se tira. Eike Batista, por exemplo, já teve uma empresa de jipes que não deu certo e outro negócio no ramo da tecnologia que também não foi adiante. Mas, atualmente um dos empresários mais ricos dos Brasil, Eike relatou que essas experiências serviram como aprendizado e como uma tremenda injeção de ânimo.
O fracasso não é definitivo, apenas para quem desisti de tentar. A vitória é uma tentativa que deu certo, portanto continue tentando até acertar. Não deixe que o medo de fracassar o impeça de tentar e lembre-se do que Henry Ford disse certa vez: “O fracasso é a oportunidade de começar de novo com mais inteligência e redobrada vontade”.

Acordo Coletivo de Trabalho: asseguração dos direitos dos trabalhadores

0 comentários

Fundado em 30 de dezembro de 1977, o SINAERJ tem como finalidade a defesa e representação legal dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro. Para cumprir esse propósito, o SINAERJ faz uso de alguns instrumentos. Um deles é o Acordo Coletivo de Trabalho, através do qual o Sindicato negocia individualmente com as empresas melhorias de remuneração e condições profissionais para a categoria.
Atualmente, o SINAERJ participa das lutas e campanhas salariais (2011/2012) de inúmeras empresas, dentre elas: Eletrobras, Eletronuclear, Furnas e Emater, que possuem o mês de maio como data-base. Em julho entrará em negociação com a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) e, em novembro, com a INB (Indústrias Nucleares do Brasil).
Além destas, o SINAERJ também celebra acordo com a CEDAE e, no presente momento, o Sindicato está em fase de retomar as negociações com a Emgepron. Em breve, entrará em negociação com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
Os acordos vigentes podem ser visualizados na íntegra em nossa página na Internet: www.administradores.org.br

Há que se ter habilidade para administrar

2 comentários

“O ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”, é assim que diversos autores costumam definir a Administração. Partindo dessa premissa, podemos constatar que três são as palavras-chave no mundo dos Administradores: pessoas, objetivos e empresa. Assim sendo, para o bom desempenho na gestão de negócios, os Administradores necessitam ter habilidades específicas.
É raro encontrar um profissional de Administração que desempenhe suas atividades isoladamente, isto porque administrar, impreterivelmente, envolve o trabalho em equipe. E é aí que entra a habilidade humana, ou seja, a capacidade de se entender como integrante de um grupo, compreender e motivar as pessoas com quem trabalha e criar um ambiente de segurança e cooperação entre as pessoas em razão de um objetivo em comum.
Por falar em alcançar metas, para isso é preciso ter outra aptidão: habilidade técnica, que se refere à execução do trabalho operacional e consiste no uso de conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização das tarefas específicas.
Outra capacidade inerente aos Administradores é a habilidade conceitual, que é a compreensão da empresa como um todo, a interdependência entre os seus setores e que qualquer mudança em uma das partes afetará as demais. É capacidade que permite que o Administrador se comporte de acordo com os parâmetros e objetivos da empresa, coordenando e integrando todos os interesses e atividade de uma organização.
Em suma, as habilidades técnicas, conceituais e humanas não são, necessariamente, inatas e podem ser desenvolvidas com o tempo, mas são imprescindíveis para a execução eficaz do processo administrativo.

SINAERJ sorteia kit de Administração no Twitter

0 comentários

O perfil do SINAERJ no Twitter está com uma nova promoção. Se você quer concorrer a um kit de Administração contendo o livro “O monge e o executivo”, de James C. Hunter, uma camisa do SINAERJ, um porta-lápis, um cordão para crachá e um mouse pad, basta seguir três passos:
1- Acesse sua conta no Twitter
2- Siga o @sinaerj
3- Poste ou retuíte a mensagem: “Siga o @sinaerj, RT esta mensagem e concorra a um kit de Administração. A promoção é válida até 13/07. http://kingo.to/ECu”
O sorteio será realizado no dia 14/07 através da ferramenta Sorteie.me e o nome do ganhador será divulgado em nosso site, blog  e em nosso Twitter.



O novo papel dos Administradores

0 comentários

O austríaco Peter Drucker, nascido em 19 de novembro de 1909, em Viena, e falecido em 11 de novembro de 2005, na Califórnia, EUA, é considerado um dos grandes mestres da Administração Moderna. Formado em filosofia e economia, ele analisou o processo de Globalização e, através de intensa análise, escreveu diversos livros sobre os caminhos e os novos modos de agir no mercado de trabalho. Para os Administradores, obviamente, sua obra é de grande relevância. Ao analisar a nova configuração dentro e fora das empresas, Drucker aponta um caminho onde se reduz a pura e simples competição, e a competência da equipe e o grande trabalho de cooperação passam a ser o grande foco. Para ele, uma grande soma de esforços dentro das empresas, onde o conhecimento, a aprendizagem e as novas formas de Administração se sobressaiam, é essencial.
Um foco importante de suas ideias para os Administradores é o que coloca a constante transformação de práticas antigas de trabalho em destaque. O papel dos Administradores é o de compreender as ideias dos outros e possibilitar que elas se transformem em prática, possibilitando esse ambiente de troca e evolução a todo o momento. “Nenhuma empresa é melhor do que o seu Administrador permite” e “os resultados provêm do aproveitamento das oportunidades e não da solução dos problemas. A solução de problemas só restaura a normalidade. As oportunidades significam explorar novos caminhos”, são alguns dos ensinamentos de Peter que marcaram época, e hoje ele é tido como referência por milhares de profissionais e estudantes de Administração.
Suas análises, muitas vezes e a princípio, parecem atacar “verdades absolutas” quando nos referimos a negócios e trabalho, mas na verdade fornecem um olhar preciso sobre formas de conduta que possibilitarão êxitos. Um exemplo: “Uma organização que visa o lucro é, não apenas falsa, mas também irrelevante. O lucro não é a causa da empresa, mas sua validação. Se quisermos saber o que é uma empresa, devemos partir de sua finalidade, que será encontrada fora da própria empresa. Essa finalidade é: criar um cliente.”
Mudanças dentro das organizações e nas relações empresariais, aliar as antigas técnicas às novas metodologias que surgem, as alterações nos perfis dos gestores e os novos tipos de empreendedores são alguns importantes pontos que compõem essa abrangente análise da dinâmica empresarial e demonstram os novos desafios para quem já está e para quem um dia sonha em exercer a profissão de Administrador.

Como administrar o seu tempo

0 comentários

Elaborar projetos e relatórios, analisar dados, fazer planilhas de rendimento, cuidar da casa, ir às compras no supermercado e ainda ter tempo para os filhos, resumindo são muitas tarefas a realizar todos os dias e menos de 24 horas para cumprir todas as nossas obrigações diárias. Pode ser difícil conciliar todas as atividades, mas não é impossível, basta fazer uso de um recurso chamado Administração do tempo.
A Administração do tempo consiste em organizar tudo o que se deve fazer, estabelecendo as prioridades e tentando alcançar o melhor rendimento possível, isto é, fazer mais em menos tempo. Para isso, pode se usar a velha e boa agenda de papel ou softwares que sirvam para o mesmo propósito e que são facilmente encontrados na internet.
Comece o seu dia anotando tudo o que deve ser feito nesse espaço de tempo. Seja realista e não queira anotar as tarefas de uma semana em um único dia. Faça uma estimativa de tempo para cada atividade e transfira para o dia seguinte as tarefas que não foram concluídas.
“Por onde eu começo?” é uma pergunta frequente de quem tem muita coisa para fazer num mesmo dia e é comum que se queira fazer tudo ao mesmo tempo. A melhor resposta para essa pergunta é “comece pelo que é mais importante ou mais urgente”, isso é estabelecer prioridades.
Falta de foco e desorganização são alguns dos vilões na Administração do tempo. Pessoas que checam excessivamente o e-mail, sofrem inúmeras interrupções pelo telefone ou que levam horas para achar um documento porque a mesa não está organizada têm seu rendimento afetado drasticamente.
Administrar o tempo não é ficar ocupado cada um dos 1440 minutos que o dia tem, se tornando um escravo do relógio, e sim fazer com que seus dias sejam mais produtivos. Não se esqueça de reservar um dia na semana para se desligar do trabalho e das tarefas domésticas e se dedicar a você e a sua família.