A Carta de alforria dos Administradores

...............Existem questões que se forem vistas de forma simplista, podem fazer com que determinadas conquistas sejam direcionadas para de baixo do tapete.

...............Partindo dessa premissa, é possível viajar ao passado e relembrar a importância das cartas de alforria. Se nos idos de 1830 os escravos não valorizassem as referidas cartas como importante conquista rumo à liberdade ampla, geral e irrestrita, o ano de 1888 poderia ter chegado sem a histórica abolição da escravatura.

...............Hoje, é fácil perceber a importância, principalmente política, das cartas de alforria. Mas se naquela época os escravos a tivessem visto de forma simplista, quem garante que as senzalas não estariam lotadas até os dias de hoje?

...............Por assim ser, e, guardando as devidas proporções, é possível enxergar a conquista do SINAERJ, relacionada ao salário mínimo do Administrador, de duas formas: simplista ou ampla.

...............Na linha simplista, pode-se chegar à conclusão que R$ 1.484,58 de salário mínimo não é nada. Mas se for considerado que pequenas empresas e prefeituras pagavam aos Administradores importâncias que regulavam quase a metade do atual mínimo oficializado pela Lei 5.627/2009, será possível compreender que um importante passo foi dado em prol da valorização e reconhecimento dos profissionais de administração, sendo essa uma visão ampla da situação.

...............O SINAERJ entende que o valor da remuneração mínima regional realmente não é o ideal. No entanto, a conquista é um fato histórico, pois a partir de agora, o Sindicato poderá lutar por um salário satisfatório para os Administradores, o que antes não acontecia oficialmente por falta de sua existência.

...............Novamente guardando as devidas proporções e condições, é possível perceber que a conquista do salário mínimo regional pode não ser comparado com a abolição da escravatura, mas com toda a certeza ela representa a “carta de alforria” dos Administradores. Tudo depende da forma como se quer ver ou tratar a histórica conquista.

0 comentários: