Cartão de visita: um passaporte para o sucesso

. . . . . . .No meio empresarial, fazer contatos é a melhor maneira de conquistar novas oportunidades. Não se pode prever quando estaremos diante de uma boa oferta de trabalho. Por isso, o cartão de visita é um importante protocolo no mundo corporativo e que deve fazer sempre parte da rotina de todo o profissional.

. . . . . . .Longe de ser considerada uma ferramenta obsoleta e ultrapassada, limitada a pessoas mais conservadoras, o cartão de visita, além de melhorar a imagem do profissional, passa a ideia de organização e seriedade.

. . . . . . .A desculpa de que o cartão acabou ou que foi esquecido não é mais aceitável. A saia justa além de demonstrar despreparo e desorganização, pode comprometer a imagem e a credibilidade do profissional.

. . . . . . .Quando se entrega um cartão a alguém, seja em reunião de trabalho, congressos ou eventos, a pessoa está convidando à outra a manter um contato constante com ela. Ali, estão disponíveis informações essenciais para abordagens posteriores. Isto faz com que se tenha acesso constante a seus dados mais importantes.

. . . . . . .Além do uso obrigatório do cartão, deve-se levar em conta o momento ideal para utilizá-lo. De preferência, ele deve ser entregue nos minutos iniciais da conversa, após uma apresentação e ficar à frente do profissional para que seja lembrado os nomes e níveis hierárquicos das pessoas com quem esteja conversado.

. . . . . . .Mas como elaborar um cartão de visitas? Quais as informações essenciais que ele deve conter? Alguns modelos pecam pelo excesso de criatividade. Capricho na confecção e maneira de apresentar um cartão revelam muito sobre o profissional. Mas a simplicidade é sempre o melhor caminho.

. . . . . . .Um cartão de visita profissional deve conter a logotipo da empresa, o nome do profissional, seu cargo e telefone, fax, e-mail, CEP e site da empresa. Já o cartão individual (no caso do profissional que não está ligado a nenhuma corporação), deve possuir seu nome, cargo, endereço, telefone e e-mail.

. . . . . . . É importante lembrar que não se deve riscar nenhuma informação a caneta, pois isso quebra a formalidade. O cartão deve estar em perfeito estado. Para não correr o risco de tirá-lo do bolso amassado, é importante que seja usado um porta-cartões.

. . . . . . .Quanto à cor, o ideal é que seja branco ou marfim, em papel opaline, vergê ou linho e com letras pretas. Se a opção recair nos cartões feitos por computador, a instrução é que sejam cortados para eliminar o micro-serrilhado, típico dos papéis vendidos no mercado para esta finalidade.

. . . . . . .Dicas dadas, comece a confeccionar o seu agora mesmo. Não se esqueça que o cartão profissional, assim como um bom currículo, mesmo com o advento tecnológico das redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter, continua sendo uma ferramenta fundamental, além de um grande passaporte para o seu sucesso profissional.

0 comentários: