Conselhos profissionais além de reconhecer, devem fiscalizar e proteger a sociedade

...............No Brasil, a história dos Conselhos Profissionais constitui-se na luta dos trabalhadores para conquistar sua organização e seu reconhecimento como profissionais. As profissões mais populares no país são regulamentadas, ou seja, têm Conselhos que fiscalizam a atuação dos profissionais a eles credenciados.

...............Basicamente, os conselhos existem para se evitar erros profissionais, se não tudo vira bagunça. Todo mundo acaba fazendo o que bem quer, indo contra a tudo o que se aprende na universidade. Se um médico, um advogado ou administrador cometem erros profissionais, por exemplo, o Conselho irá apurar, através de processos administrativos, e punir, se necessário for, de acordo com a particularidade de cada instituição.

...............Para poder atuar na maior parte dessas áreas, o profissional só precisa ter um diploma provando que se formou. Ele se inscreve no Conselho e ganha uma carteirinha que funciona como um diploma em miniatura.

...............Os Conselhos profissionais fazem cobrança de anuidades de seus membros e com esses recursos fiscalizam o exercício da profissão. Enquanto a anuidade estiver em dia, o profissional pode usar a tal carteirinha e exercer a profissão normalmente.

...............Infelizmente, o que muito se vê em alguns Conselhos Profissionais é uma reserva de mercado que não garante nenhum tipo de qualidade ou valor, nem para o profissional, nem para a população, a quem os órgãos deveriam representar.

...............A função de um Conselho Regional vai -, ou deveria ir - muito além do papel de fiscalizadora, da qual muitos se limitam. Sua principal ação está em contribuir para que o campo de atuação dos seus profissionais ganhe, a cada dia, novas fronteiras e para que cada profissional tenha a possibilidade de estar suficientemente atualizado para melhor desempenhar suas atividades, oferecendo serviços de qualidade, atualizações constantes.

...............Seria exemplar ver em um Conselho Profissional a sua capacidade de superar o reconhecimento e também cumprir o seu real papel de intransigente fiscalizador e protetor da sociedade.
...............Se hoje, muitos Conselhos não são adequados, é porque o modelo no qual eles se baseiam é retrógrado e completamente fora da atualidade. É preciso reconhecer a inadequação desse sistema e encontrar soluções para uma melhor fiscalização, além de ferramentas eficazes para a proteção da sociedade.

...............Uma das soluções seria que eles se tornem entidades profissionais fortes, com código de conduta inteligível e acessível para todos, de modo que faça com que os profissionais se agrupam por vontade própria e ideais comuns, fazendo com que estes, não só tenham suas atividades fiscalizadas, mas possam utilizar o Conselho para manterem seus conhecimentos atualizados, através de serviços disponibilizados. Além de trazer mais benefícios para os profissionais e população, isso tornará a organização mais forte e atuante.

0 comentários: