SINDICATO:
cérebro e coração dos movimentos grevistas

...............Para realizar uma greve, o empregado necessita de uma organização de trabalhadores que negocie coletivamente os seus direitos e anseios. Um único cidadão dificilmente vai conseguir mostrar sua potência diante de um empregador que fixa baixos salários e longas horas de trabalho, ao menos que isso esteja de acordo com as leis trabalhistas, é claro. É dessa forma que muitos trabalhadores formam os Sindicatos: para somar forças e lutar pelos seus direitos.

...............Quando os trabalhadores resolvem fundar um Sindicato, eles coletivamente garantem poder suficiente para negociar com a empresa. E a principal arma que um sindicato possui contra o empregador é o direito de greve.

...............Toda essa explicação serve para determinar a posição de um verdadeiro Sindicato diante das manifestações de lutas que dão origem às diversas paralisações coletivas. Elas nos levam a crer que as entidades sindicais funcionam, ou deveriam funcionar, como um verdadeiro coração dos movimentos grevistas. Cabe ao Sindicato pensar e agir contra a relação de trabalho entre partes desiguais, onde de um lado está o poder, e do outro, mais fraco, o subordinado.

...............Dessa forma, a importância do papel de um Sindicato nessas negociações se dá, tanto em discutir, quanto em participar das ações de lutas, de modo que expresse sua força e posicionamento. Principalmente, quando essas negociações não avançam ou não chegam a um resultado satisfatório.

...............Vale registrar que todas as principais conquistas da classe trabalhadora, como o descanso semanal remunerado, a jornada de trabalho limitada de oito horas e o impedimento do trabalho do menor foram obtidas por meio de greves. Foi nessa época que ficou consolidado que o cérebro e coração dos movimentos grevistas estão nos Sindicatos.

...............Assegurado pela Constituição Federal no artigo 9º e regulamentado pela Lei n° 7783/89, que garante, entre outras coisas, que os trabalhadores continuem recebendo seus salários e não tenham seus contratos de trabalho rompidos durante o período de paralisação, a greve é mais do que um direito do trabalhador, desde que esses respeitem algumas regras impostas pela lei.

...............Quando uma greve não cumpre os requisitos da lei ou contraria as determinações da Justiça do Trabalho - na qual inclui a exigência dos trabalhadores manterem atividades essenciais para a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, e que as manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa – ela é considerada ilegal.

...............Embora as greves no Brasil tenham surgido junto com o movimento operário, no final do século 19, as leis trabalhistas só foram surgir em 1930, com o governo Getúlio Vargas. Antes disso, a legislação era tão repressora que sequer reconhecia os direitos do trabalho. Quando havia greves, elas eram duramente reprimidas.

...............Com a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, em 1943, também durante o governo Vargas, unificou-se toda a legislação trabalhista existente no Brasil desde 1930, visando regulamentar e proteger os direitos conquistados pelo trabalhador.

...............Embora os tempos sejam outros, as lutas por reivindicações continuam fortes a cada ano. O que varia são os resultados nem sempre satisfatórios, a intransigência dos negociadores, e o posicionamento de alguns Sindicatos.

...............Sindicato que se preze, estará sempre lutando e direcionando caminhos para os trabalhadores e jamais deixará de medir esforços para que seus representados alcancem os objetivos e anseios. A exemplo do que a SINAERJ realiza por todos os Administradores do Estado do Rio Janeiro, estando sempre presente onde exista um Administrador, seja reivindicando seus direitos ou lutando melhores salários.

0 comentários: