Usando a Internet a seu favor

.............Em 1969, durante a Guerra Fria, surgia a Arpanet. Mas, você deve estar se perguntando “o que é Arpanet e o que isso tem a ver com a minha vida?” A resposta é simples: a Arpanet deu início a um instrumento indispensável atualmente, que é a Internet. A ideia era criar uma rede de comunicação, cuja finalidade era servir ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Com o passar dos anos, a rede foi evoluindo e se desmilitarizando, novas ferramentas foram sendo incorporadas, empresas na área foram surgindo até chegar ao modelo como conhecemos hoje.
.............Uma compilação de pesquisas realizada pelo Ibope Nielsen Online (associação entre as empresas IBOPE e Nielsen, que atua na área de medição de audiência na Internet) e divulgada recentemente, revelou que o Brasil possui cerca de 67,7 milhões de pessoas conectadas na Internet e é o país líder no quesito horas de navegação. Os brasileiros passam aproximadamente 45 horas por mês online, superando países como Reino Unido e os Estados Unidos. A rede mundial de computadores oferece a seus usuários um mundo de possibilidades: os internautas podem obter informações, fazer compras, se comunicar e muito mais. Para as empresas não é diferente. A mesma pesquisa mostrou que, entre 2003 e 2009, as campanhas publicitárias na Internet cresceram 93%. Isso demonstra que alguns empresários já sabem da importância e do valor desse novo mercado online. E não é só para publicidade que a Internet pode ser usada, já que ela possibilita que as empresas aprimorem seus negócios, quando usada de forma eficaz.
.............Utilizá-la como um canal de comunicação é uma das maneiras de uso eficiente e é por isso que cada vez mais os sites empresariais diversificam seu conteúdo. Ouvir o consumidor é fundamental mas oferecer informações do seu interesse também. Para isso, vale lançar mão de várias ferramentas: blog, site, Twitter, Orkut, Facebook, entre outras. Uma página visualmente agradável e bons conteúdos podem atrair diferentes públicos e agregar valor a sua marca.
.............Algumas dicas
.............Vá com calma – ao acabar de ler esse texto não saia por aí criando blogs ou perfis em redes sociais. Antes de partir para a prática, é necessário elaborar um plano de comunicação, como aplicá-lo, estudar que público se quer atingir e adotar uma linha editorial, para que os assuntos abordados não fujam ao interesse dele.
.............Conteúdo – não saia disparando mensagens com propagandas para as pessoas, isso é considerado spam e não é bem visto pelos consumidores que não aceitaram recebê-las. Elabore textos variados e interessantes para que os consumidores cheguem até o seu site e conheçam mais sobre a empresa e o que ela tem a oferecer.
.............Twitter – pode se tornar um canal de comunicação. Através dele, a empresa pode saber como está sendo vista no mercado, receber sugestões e é uma forma de trazer a empresa para mais perto das pessoas, demonstrando que ela é acessível.
.............Responda – saber o que as pessoas pensam é importante mas responder aos seus questionamentos também. Sendo assim, reserve um tempo no dia ou na semana para responder aos e-mails ou comentários que a sua empresa recebeu. Isso demonstra consideração e respeito com o consumidor.
.............Inove – copiar conteúdo ou ficar preso ao modelo tradicional pode se tornar cansativo e diminuir o interesse dos internautas. Faça com que a sua comunicação online tenha um diferencial.
.............Desperte o interesse e atualize – as pessoas, em especial os jovens, não ficam muito tempo parados no mesmo site e, geralmente, navegam fazendo diversas coisas ao mesmo tempo como conversando no MSN ou ouvindo música. Em função disso, os textos devem ser os mais atrativos possíveis. E não se pode esquecer de fazer a atualização do conteúdo constantemente.

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