Duas estudantes, uma paixão: a Administração


Maria do Carmo Costa da Silva e Viviane Rodrigues Damaceno são duas mulheres que não se conhecem, mas têm pelo menos uma coisa em comum: as duas, mesmo que por razões distintas, descobriram na Administração a sua vocação.
A escolha profissional de Maria, que está no 4º período, na UNISUAM, foi motivada por sua experiência no trabalho: “já tem 14 anos que trabalho como Gerente de Vendas e vivo dia a dia tendo que administrar uma loja e devo, todos os meses, alcançar metas e objetivos”, conta Maria.
Já Viviane, que estuda nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ) e se formará no final de 2011, quase seguiu por um caminho diferente, mas no fim a vocação falou mais alto: “na realidade sempre sonhei com a área da saúde, fiz um curso tecnólogo em radiologia e estagiei em hospital. Fazia estágio nos fins de semana e trabalhava em uma empresa como Gerente Comercial em que lidava com trâmites administrativos durante a semana. Percebi que eu estava me enganando, pois o que eu mais gostava era o meu trabalho administrativo-comercial. Então decidi mudar tudo e fazer o curso pelo qual eu tinha me apaixonado.”
Elas não estão sozinhas nessa escolha. Dados do último Censo do Ensino Superior, divulgados no início do ano pelo Inep, indicaram que em 2009 cerca de 1,1 milhão de pessoas se matricularam no curso de Administração, tornando o curso o mais procurado nos últimos tempos.
Mesmo diante da concorrência acirrada, quando questionadas sobre as perspectivas em relação ao mercado de trabalho, Maria e Viviane não têm dúvidas: “são as melhores possíveis, pois hoje grandes empresas estão residindo no Rio, por isso tenho certeza que há muitas oportunidades, relata Maria. Viviane complementa: “são muito boas. Mas tenho que me mexer para sair do lugar e ser reconhecida pelo meu trabalho.”
O depoimento delas expressa uma realidade, a de que existem muitas vagas para quem deseja seguir na carreira de Administrador, contudo, muitas vezes, falta qualificação profissional. E essa qualificação provém tanto da qualidade do ensino nas universidades, quanto do investimento em cursos complementares, como os de idiomas, por exemplo.
Além disso, o que os estudantes de Administração precisam saber são as atribuições dos Sindicatos e isso Viviane e Maria demonstram já conhecer: “acho que eles devem levar informações variadas relacionadas à profissão até o profissional, que muitas vezes está envolvido em seu trabalho e não consegue se atualizar. Além de dar apoio na melhoria tanto do ensino quanto da atuação do profissional no mercado”, afirma Viviane. “Os sindicatos tem o papel de representar e defender os nossos direitos”, conclui Maria.
No que se refere ao SINAERJ, não só Viviane e Maria, mas todos os estudantes de Administração e Administradores no Estado do Rio de Janeiro podem ter a certeza de que podem contar com o apoio do Sindicato no que concerne à profissão e que a Diretoria do SINAERJ está sempre atenta e lutando em prol da categoria.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana! A administração é uma ciência fascinante. Quem gosta, não larga nunca. Mas para isso, tem é necessário cada vez mais foco.
Marcelo - Barra Mansa

Anônimo disse...

Eu acho que não existe melhor coisa que saber qual é a nossa vocação. É algo muito difícil de achar, mas uma vez que se encontra, um tem que dar tudo para fazer isso.
Eu adoro trabalhar em radiologia no rio de janeiro e tratar a cada um dos meus pacientes.