A arte de falar em público

A maioria das pessoas geralmente tenta escapar, passar a vez ou dar uma desculpa quando o assunto é falar em público. Esse tipo de postura é bastante prejudicial para o desenvolvimento profissional. Ninguém nasce um excelente orador. Claro que existem pessoas que possuem o dom de falar em público, mas mesmo elas desenvolveram essa capacidade com o tempo e a prática.   

Por isso, veja algumas dicas interessantes para falar bem em público:
  1.      Saber se expressar é essencial para ser bem-sucedido no mercado de trabalho, e fora dele também. Ter ou elaborar ideias brilhantes não é o suficiente, você precisa saber vendê-las também.
  2.      Para conseguir um bom desempenho na hora de falar em público é necessário que você primeiramente domine o tema a ser abordado. Então leia, estude e pesquise muito, pois é praticamente impossível fazer uma boa apresentação se você desconhece o assunto ou se ele foi apenas decorado.
  3.      Fale de forma simplificada no momento de passar a informação, um número maior de pessoas irá atingir o entendimento sobre o tema. Não adianta ficar falando difícil ou dando muitas voltas, assim as pessoas não vão entender o seu discurso e você ainda corre o risco de perder o foco.
  4.      Converse com a sua família, seus amigos e conhecidos sobre o assunto que você pretende apresentar para público. Além de ajudar a fixar o tema, você também vai poder analisar se está sendo coerente no seu modo de falar e explicar.
  5.       Tente identificar o público alvo para saber qual tipo de linguagem utilizar. A sua forma de falar irá gerar intimidade com o público e facilitar a comunicação.
  6.       Domine também a sua expressão corporal. Todo mundo já ouviu aquela famosa frase: “O corpo fala”, pois é verdade, ele fala mesmo. A sua postura vai dizer o que você está sentindo. Tenha cuidado principalmente com as suas mãos, não as esconda ou as coloque dentro do bolso, pois você vai parecer uma pessoa insegura. Use sempre as mãos para gesticular, mas sem exagero.
  7.       Ficar nervoso é normal, entretanto não se deve transformar os discursos, apresentações, trabalhos acadêmicos ou participações em reuniões em grandes vilões.
 Então, não deixe para amanhã o que você pode aprender hoje. O tempo passa rápido no mercado de trabalho e você acabará ficando para trás se não tiver algum diferencial. E saber falar em público é o básico para se galgar uma grande carreira.

0 comentários: