A tecnologia é onipresente nos dias de hoje. Sua presença vem se tornando tão comum que ela foi incorporada ao dia a dia de pessoas com diferentes idades e finalidades: lazer, estudos e, até mesmo, negócios. Nesse último, ela pode exercer o papel de aliada de empresas e organizações.
Nesse quesito é impossível não falar em redes sociais. A difusão das formas de relacionamento na internet é tanta que em países como a Grã-Bretanha, por exemplo, 54% das pequenas e médias empresas utilizam ferramentas como Linkedin, Twitter e Facebook para se promover. No Brasil, esse uso está em crescimento. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Nielsen, realizado em 2010, o Brasil é o lugar onde as pessoas passam mais tempo na internet, à frente de países como Estados Unidos e Reino Unido. Devido a essa tendência, estar presente no mundo virtual é a maneira mais fácil de manter contato com o público-alvo.
O uso de redes sociais nas empresas pode ser positivo porque permite uma comunicação imediata e à longa distância, assim como a troca de experiências com pessoas de diferentes idades e culturas. Elas permitem uma interação maior e também a diminuição de barreiras hierárquicas, pois possibilitam que um gerente converse com um diretor, por exemplo, sem a necessidade de reuniões presenciais.
A presença da empresa no mundo virtual pode trazer o fortalecimento da marca e aumentar a fidelidade dos clientes. Para que as redes sociais funcionem como aliadas, e não como vilãs, algumas dicas devem ser seguidas:
• Interagir com os clientes: crie uma estratégia para manter o seu perfil sempre atualizado e com um conteúdo relevante. Opiniões, ideias e reclamações do consumidor são importantes;
• Monitorar os resultados: é importante saber como a marca está repercutindo entre os consumidores, se há reclamações ou elogios;
• Revisar o que é postado: as informações devem ser checadas antes da sua divulgação, para evitar erros de português e problemas no conteúdo da mensagem. Um erro grave pode manchar a reputação da empresa;
• Conectar os funcionários dentro da empresa: ter uma rede que integre toda a organização é importante para facilitar a comunicação entre os diversos setores;
• Divulgar os lançamentos: coloque uma prévia de novos produtos e serviços na internet, para aumentar a sua visibilidade e repercussão, ampliando as chances de sucesso;
• Procurar talentos fora do meio tradicional: divulgar oportunidades de emprego pode ser uma maneira rápida e prática de encontrar pessoas qualificadas.
Nesse quesito é impossível não falar em redes sociais. A difusão das formas de relacionamento na internet é tanta que em países como a Grã-Bretanha, por exemplo, 54% das pequenas e médias empresas utilizam ferramentas como Linkedin, Twitter e Facebook para se promover. No Brasil, esse uso está em crescimento. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Nielsen, realizado em 2010, o Brasil é o lugar onde as pessoas passam mais tempo na internet, à frente de países como Estados Unidos e Reino Unido. Devido a essa tendência, estar presente no mundo virtual é a maneira mais fácil de manter contato com o público-alvo.
O uso de redes sociais nas empresas pode ser positivo porque permite uma comunicação imediata e à longa distância, assim como a troca de experiências com pessoas de diferentes idades e culturas. Elas permitem uma interação maior e também a diminuição de barreiras hierárquicas, pois possibilitam que um gerente converse com um diretor, por exemplo, sem a necessidade de reuniões presenciais.
A presença da empresa no mundo virtual pode trazer o fortalecimento da marca e aumentar a fidelidade dos clientes. Para que as redes sociais funcionem como aliadas, e não como vilãs, algumas dicas devem ser seguidas:
• Interagir com os clientes: crie uma estratégia para manter o seu perfil sempre atualizado e com um conteúdo relevante. Opiniões, ideias e reclamações do consumidor são importantes;
• Monitorar os resultados: é importante saber como a marca está repercutindo entre os consumidores, se há reclamações ou elogios;
• Revisar o que é postado: as informações devem ser checadas antes da sua divulgação, para evitar erros de português e problemas no conteúdo da mensagem. Um erro grave pode manchar a reputação da empresa;
• Conectar os funcionários dentro da empresa: ter uma rede que integre toda a organização é importante para facilitar a comunicação entre os diversos setores;
• Divulgar os lançamentos: coloque uma prévia de novos produtos e serviços na internet, para aumentar a sua visibilidade e repercussão, ampliando as chances de sucesso;
• Procurar talentos fora do meio tradicional: divulgar oportunidades de emprego pode ser uma maneira rápida e prática de encontrar pessoas qualificadas.
0 comentários:
Postar um comentário