Por mais difíceis que sejam, as crises empresariais são oportunidades de crescimento

Ter uma ideia empreendedora e começar um negócio é, para muitos, a realização de um sonho. O dono do negócio espera que um dia a empresa conquiste um lugar de destaque no mercado, e, embora precise de tempo para isso, no futuro ele conseguirá desenvolver sua empresa e terá oportunidades de corrigir falhas e expandir os negócios. Porém, além do desenvolvimento, com o tempo também se aproximam fases difíceis de a empresa se sustentar e o Administrador precisa geri-la com cautela para que a crise corporativa seja apenas uma fase e não prejudique tanto os negócios.
Entre os tipos de crise que podem abalar uma corporação, existem crises internas e externas, que podem acontecer dependendo do tipo de negócio. Alguns exemplos são desastres ambientais, crises financeiras, ações criminosas, fraudes e outros. Adversidades desses tipos prejudicam os rendimentos da corporação e, por isso, lidar com elas requer muita cautela do Administrador. Entretanto, há ainda outras situações que afetam diretamente a sua imagem.
É preciso tomar cuidado com as crises de imagem para que elas abalem a corporação no mínimo possível. Estas são capazes de destruir a reputação da empresa, juntamente com sua credibilidade, que levou tempo para ser construída aos olhos de colaboradores e clientes. Não é à toa que existem no mercado agências de comunicação especializadas em gerenciar crises desse tipo e que são contratadas pelas organizações em risco. Mas a verdade é que toda crise é emergencial e precisa receber o máximo de atenção dos seus gestores.
Por isso, independentemente do tipo de crise que se enfrente, o que mais se recomenda nessas situações aos Administradores é que eles ajam com transparência e mostrem seu compromisso para com a equipe. Pois, se um colaborador não conhece a posição da companhia sobre o problema, isto vai gerar nele insegurança e desmotivação, ao passo que ter uma equipe motivada é o segredo para fazer uma organização progredir. Um empresário, diretor, gerente ou líder precisa incentivar seus funcionários a trabalharem para recuperar o sucesso da corporação, agindo com honestidade e transparência.
As crises podem implicar em uma série de prejuízos para a empresa e também para a sociedade, pois a economia perde postos de trabalho, mas, em todo caso, a boa Administração é aquela que não perde o foco nos objetivos corporativos, mesmo em tempos difíceis e estabelece os caminhos necessários para conduzir a empresa novamente ao destaque de mercado. Afinal, as crises não são de todo prejudiciais, com elas vêm aprendizados e oportunidades de crescimento.

0 comentários: