Princípios da Administração podem ser usados no dia a dia


Quando o assunto é Administração, tanto para questões pessoais quanto para profissionais, planejamento, organização, controle e objetivos são palavras-chave. Esses são os princípios técnicos da profissão que podem ajudar qualquer pessoa a fazer uma boa gestão de várias áreas da vida. Afinal, administrar o lar, o tempo pessoal ou salário do mês são tarefas que exemplificam a prática da Administração no cotidiano.
Uma dona de casa, por exemplo, precisa fazer uma boa Administração residencial. É essencial que ela registre a entrada e saída de dinheiro por determinado período, o que pode ser feito em uma planilha ou em um caderno. Organizando e separando os valores para pagamentos, a dona de casa deve ainda reservar parte da receita para gastos extras. Sempre pode acontecer algo inesperado e uma boa gestora do lar consegue administrar situações imprevisíveis. Ao fazer um planejamento financeiro familiar simples como esse, ela estará seguindo um princípio da Administração justamente o do “planejamento”.
Em hipótese de que a meta da família seja reduzir o valor da conta de água, será preciso que todos os membros desta se empenhem para diminuir o consumo deste recurso. Para alcançar este objetivo, a família estará sob outros fundamentos da profissão, tais como “comando”, “controle” e “coordenação”, além dos que já foram mencionados. Será necessário seguir estratégias que levem ao resultado desejado como, por exemplo, o reaproveitamento da água. A da chuva poderia ser usada para regar o jardim, a que foi usada para lavar roupa, para lavar o chão ou banheiro. Enfim, de tantas possibilidades, a família precisaria unir os esforços tendo em vista a realização dos seus objetivos residenciais.
Mas talvez você não seja o responsável por gerir as receitas e despesas da sua casa, porém, entenda que, se não administrar bem o seu salário, pode acabar gastando mais do que recebe, e isso vai gerar problemas enormes. O trabalhador também precisa organizar seu orçamento pessoal, anotando os valores que entram e saem de sua conta bancária e aplicar os princípios da Administração no seu dia a dia.
Até mesmo a bala e o cafezinho diários precisam estar entre as despesas, e a bonificação da empresa que lhe rendeu um maior ganho financeiro no período também, isso se incluirá na parte do planejamento monetário da pessoa. Deve-se tomar cuidado ainda com o uso excessivo do cartão de crédito e com compras compulsivas. Caso não pague as conta em dia, os juros podem crescer como uma bola de neve, podendo sujar o seu nome e impedi-lo de comprar. Na verdade, o mais importante é que o trabalhador tenha seus objetivos sempre organizados. Se controlar seus próprios recursos, ele fará uma boa Administração financeira e assim evitará grandes transtornos.
Outra área em que os conhecimentos administrativos são comumente aplicados é na gestão do tempo. Afinal, quem atualmente consegue trabalhar, fazer atividade física, estudar, ter momentos de lazer e descansar, todos os dias sem se sentir esgotado física e emocionalmente? Na atualidade, ter tarefas acumuladas e urgentes para serem feitas é normal, mas também é importante reservar tempo para momentos de relaxamento porque isso tende a reduzir o estresse do dia a dia. Se anotar tudo em uma agenda, organizando seus compromissos por ordem de prioridade, seu tempo ficará mais bem planejado.
Na verdade, independentemente do que se pretende administrar, é fundamental que tudo seja feito com organização. Até mesmo não administradores conseguem bons resultados se priorizarem o planejamento, o controle e a direção na execução de suas atividades. Estes são requisitos essenciais para realizar uma Administração eficaz.

1 comentários:

Reinaldo disse...

Acertou em cheio.Esta linha é boa.Eu gosto.Vamos pensar agora nos pequenos artigos com o eixo: principios e conceitos da Administração no cotidiano.Faremos uma serie.Abraços.