A arte de liderar

Inspirar, motivar e conduzir são algumas palavras de ação que definem requisitos básicos dos profissionais escolhidos para estar à frente de uma empresa ou de uma equipe. Eles também são conhecidos como líderes. A liderança é um fator determinante para o sucesso ou fracasso de um negócio.
É certo que existem os líderes natos, mas existem algumas características pertencentes a eles que podem ser desenvolvidas por qualquer mortal: competência, comprometimento, responsabilidade, hu-mildade, respeito, entre outras. Compete a um bom líder saber admitir seus erros, delegar tarefas, obter resultados, aconselhar a equipe e transformar críticas negativas em construtivas.
Veja dois tipos de líderes e descubra em qual perfil você se encaixa:


1) Líder autocrático – geralmente não está acessível a opiniões e impõe a sua vontade a seus subordinados. Também é visto como uma pessoa ditadora e autoritária.
2) Líder democrático – é aquele que se preocupa com sua equipe, estimula a participação, orienta e sabe ouvir opiniões. 


É necessário lembrar que a liderança é exercida sobre pessoas, e que saber trabalhar em equipe é também uma virtude dos bons líderes. Dentre os tipos apresentados qual você acha que obtém melhores resultados? E você, que tipo de líder quer ser?

0 comentários: