O jovem administrador no mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os jovens administradores não é dos mais fáceis. Segundo relatório realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), 36% dos jovens entre 15 e 24 anos estão atualmente desempregados no Brasil e muitos deles demoram pelo menos 15 meses para conseguir o primeiro emprego. As principais dificuldades que esses talentos encontram quando buscam empregos são: salários inferiores às habilidades desenvolvidas, número insatisfatório de oportunidade, concorrência acirrada e exigências cada vez mais apertadas do mercado.
Para esses profissionais conseguirem uma oportunidade neste novo e exigente mercado de trabalho, eles precisam além do conteúdo teórico, ter como parte do currículo profissional habilidades como: a capacitação profissional, o conhecimento de línguas, a aptidão para lidar com diversas tecnologias e entre outros quesitos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade os diplomas universitários já não são mais garantia de emprego e os novos profissionais precisam de um Plús, um conhecimento a mais, para conseguir uma vaga de emprego. Hoje, o mercado exige que os jovens profissionais já estejam prontos, pois além de poucas empresas estarem dispostas a treinar esses jovens, elas querem resultados sólidos e rápidos.
Porém há algumas formas que podem auxiliar esses novos administradores a ingressar na carreira como os processos de estágios, programas de trainee e concursos públicos. Mas para quem está iniciando a carreira, o estágio ainda é a melhor forma de o profissional iniciar a vida trabalhista. Através dele, os novos atuantes da administração terão a oportunidade de exercer as atividades da área e posteriormente conseguirão comprovar sua experiência.
Diante disto, é importante que os jovens administradores estejam cientes e preparados para esse exigente mercado e busquem através da capacitação profissional, cursos, programas de estágio e treinee para adquirir todo conhecimento e experiência que o mercado de trabalho hoje exige. Outro fator fundamental é o comprometimento e a seriedade, pois muitas empresas investem nos seus talentos pelo empenho e fidelidade de cada profissional. Visto isso, fica claro que vestir a camisa da empresa é um importante passo para o jovem administrador se manter no mercado.

0 comentários: