Administrador: visando o crescimento

A Administração é uma das profissões cujo mercado de trabalho é bem amplo, por isso dá a chance ao profissional formado de atuar em áreas diversas. Entre suas principais atividades, o administrador assume funções de planejamento, organização, coordenação, controle e comando em organizações públicas e privadas.
O Guia do Estudante apresenta uma boa definição sobre o Administrador. Segundo o Guia, o administrador é o responsável por definir os rumos que a empresa seguirá diante das condições de mercado. Administrar significa ter de determinar uma direção o tempo todo: onde investir, quem contratar, que posicionamento adotar no mercado, como promover a organização e escolher os parceiros ideais.
A profissão apresenta muitos desafios, pois gerir nem sempre é fácil, mas já na faculdade os alunos estudam o funcionamento de todos os setores de uma organização. Porém, um gestor não precisa apenas possuir conhecimentos técnicos, mas também saber como lidar com diferentes situações e pessoas todos os dias. Para isso, no currículo básico do curso de Administração há disciplinas como sociologia, direito, contabilidade e RH.
Entre as características mais marcantes dos administradores bem sucedidos está a percepção de todos os processos da organização, poder de comunicação, pró-atividade, criatividade, senso de responsabilidade social e planejamento de finanças. Além disso, o profissional moderno deve estar atento às tendências de mercado e ser conhecedor das ferramentas de divulgação e promoção das empresas na web.

0 comentários: