Diploma na mão. E agora?

Entrada no disputado mercado de trabalho após
faculdade depende de dedicação


Após anos de estudos na faculdade, provas, trabalhos, entre outros, finalmente é chegado o dia tão esperado por você e pelos seus familiares: a formatura. Porém, é nesse momento que muitos recém-formados se enchem de dúvidas e incertezas com relação ao caminho que devem seguir e como podem se inserir em um mercado de trabalho cada vez mais acirrado.
Assim como os demais formandos, os jovens Administradores também descobrem que após a formatura se inicia a verdadeira batalha: a busca por um emprego. Para a maioria dos novos profissionais o grande problema é saber como entrar no disputado mercado de trabalho, muitas vezes, sem nenhuma experiência.
Especialistas na área de RH garantem que o estágio, ainda na universidade, é a porta de entrada mais fácil para o mercado de trabalho e estabilização em um emprego, pois estagiar faz com que o candidato adquira experiência na área. Junto à isso o planejamento da carreira, característica não presente na vida da maioria dos jovens estudantes, ajuda a centralizar o foco naquilo que o candidato procura.
Existem outras atividades que agregam valor aos que ainda estão ainda na faculdade. Exemplos de maior destaque são os projetos acadêmicos e trabalho voluntário, por formas efetivas de se criar uma vivência profissional antes mesmo de se formar ou de arranjar emprego na área. É válido lembrar que apenas o curso superior não prepara ninguém para o trabalho, mas sim o conjunto de experiências ao longo da vida acadêmica.
Após o término da faculdade também é importante continuar focado na qualificação profissional. Atualmente, existe um mundo para isso como cursos de idiomas, pós-graduação, MBA, e vários outros que podem impulsionar seu currículo. Então é comum estar cercado de dúvidas e até mesmo nervosismo após a graduação, mas com foco devidamente ajustado é possível superar a insegurança e investir na busca pelo sucesso profissional.

0 comentários: