A comunicação como ferramenta para evitar erros


Na era da informação o gestor que deseja ter um bom relacionamento com seus funcionários precisa ter uma ferramenta essencial dentro da organização: a comunicação. O profissional que não sabe gerir, transmitir com clareza uma informação aos seus subordinados ou não sabe falar em público, tem grandes chances de estagnar na carreira e ter insucesso profissional.
Baseado na ideia de que a comunicação é ferramenta básica da vida e que é inerente a condição humana, muitos gestores são levados a negligenciarem com a comunicação na organização, não se importando em como ela está sendo tratada ou refletida. Porém, uma informação transmitida em um jargão técnico, de forma errônea ou com conteúdo distorcido pode transformar um simples ato de transmitir informação em um processo que pode ser fatal para o administrador e sua organização. Normalmente quando a comunicação de uma organização é ineficaz, problemas diversos tendem a acontecer. Desde os ruídos internos até perdas de ganhos e clientes.
É preciso deixar claro que para obter sucesso no negócio, produtividade e um bom relacionamento dentro da instituição, a comunicação precisa estar em primeiro lugar. Ela está ligada a cultura organizacional e aos meios escolhidos para a disseminação das informações. É através dela que a organização consegue expor sua missão, seus objetivos e, principalmente, transmitir credibilidade aos seus públicos-alvo.
Um gestor que preza pela imagem da organização precisa ter em mente o quanto essa ferramenta inerente à humanidade, é importante para as relações sociais da organização, podendo ser ela, dependendo da forma utilizada em sua propagação, uma aliada ou uma vilã. Fica claro assim que ruídos na comunicação não agregam valores às pessoas nem às instituições. Eles só causam prejuízo ao bolso, aos trabalhadores e a imagem da organização.
Hoje não basta apenas administrar uma área da empresa, é preciso saber administrar a comunicação que é direcionada aos funcionários e ao público-alvo, porque uma instituição que se comunica com clareza consegue manter a fidelidade e proporciona o bem estar e motivação para seus públicos.

0 comentários: