A importância da autoestima na trajetória profissional

Tanto na vida pessoal quanto na profissional ter autoestima é essencial para lidar com as atribuições do dia a dia. Ter autoestima é ser confiante e seguro no momento de tomar decisões e emitir opiniões. Além disso, ter estima por você mesmo é ter cuidado e preocupação e isso significa que quando nos valorizamos somos edificados pelos outros. Quando estamos preparados profissionalmente, não podemos possuir medos e nem deixar que nada abale nossa autoconfiança.
No ambiente de trabalho, muitos transtornos acontecem por causa da baixa autoestima dos colaboradores: desavenças, invejas, ciúmes, fofocas e insatisfações. Isso, é claro, atrapalha não só aos profissionais envolvidos como também o ambiente de trabalho e o próprio desempenho da empresa. Porém, quando o profissional está com sua autoestima equilibrada não se sente ameaçado com os talentos de seus colegas de trabalho e nem com inveja do brilho dos outros, porque sabe que também é capaz de crescer e vencer.
A confiança é própria daqueles que se atrevem a aprender mais e não tem medo de novos desafios. Com isso, a bagagem de experiências, boas e ruins, que adquirimos ao longo da trajetória profissional, além do aprendizado diário, nos dá base para sermos confiantes e seguros. Desta forma, aumentamos gradativamente nossa autoestima e conseguimos lidar bem com as demandas de trabalho.
Dicas para aumentar a autoestima
Para ter autoestima elevada é preciso primeiramente aumentar a autoconfiança, pois isso constrói nossa identidade e é uma das competências mais importantes na vida de um ser humano. Sem esse sentimento, somos incapazes de realizar nossos sonhos e construir o caminho para o alcance de nossos objetivos.
Ter confiança é estar preparado para lidar com diversos tipos de situações, mas como lidar com novos acontecimentos sem ter passado por eles antes? Uma das respostas para esse questionamento é ampliar sua zona de conforto. Isso significa que devemos ter a mente aberta para experimentar coisas novas diariamente, mesmo diante daquelas atividades que nos parecem difíceis ou chatas. Sair da comodidade nos injeta diligência para enfrentar o mundo.
Ser positivo, mesmo quando a situação parece não ter soluções, é essencial para o aumento da autoestima. Para exercitar a positividade todos os dias devemos ter bons pensamentos e também boas ações. Essas ações nos levam à persistência, pois mesmo se algo der errado, o ser autoconfiante não se deixará abalar e continuar a trilhar o rumo para o seu sucesso. Assuma a responsabilidade da sua vida em suas mãos e evite, ao máximo, abrir mão de algo que é importante para você.

0 comentários: