Reclamar da areia ou aproveitar a praia?

Transformando adversidades em oportunidades de crescimento

Em meio à conjuntura atual e as constantes transições do mundo moderno, o ser humano passou a ter que encarar diariamente repedidas transformações, incertezas e desafios tanto na vida pessoal como na profissional, mas saber lidar com as adversidades é trabalho individual, que só evolui positivamente, sabendo como lidar com as dificuldades e as transformando em um novo aprendizado.
O psicólogo Maxwell Maltz tem uma frase que exemplifica essa questão: “A vida é cheia de desafios que se aproveitados de forma criativa, transforma-se em oportunidade”. Todo mundo já conheceu alguém que ao enfrentar uma dificuldade na vida pessoal ou um novo desafio na vida profissional, levou a situação para o lado mais obscuro, e ao invés assimilar e tirar proveito da nova realidade, só vivia reclamando da vida e dos problemas a serem enfrentados, muitas vezes até sofrendo por antecipação. Vale lembrar que o momento atual de cada pessoa é o resultado das escolhas feitas no passado, independentemente se a decisão é considera certa ou erra, ela foi um marco na vida, uma escolha.
É preciso salientar que o sucesso de cada profissional depende muito da maneira de como ele enxerga e encarar os novos desafios, se lamentar todo o tempo, não possibilitará que esse profissional consiga enxergar as estratégias que terá de traçar e o caminho que ele precisa percorrer para alcançar o sucesso. Observar o futuro e aprender com os erros do passado é o primeiro passo para iniciar uma nova jornada.
A melhor política em meio a essa era de constantes ameaças e desafios é ao invés de reclamar, fazer acontecer. O profissional precisa enxergar as ameaças e desafios como oportunidades para crescimento pessoal e principalmente profissional, banindo da sua vida a insegurança e o medo de seguir a diante. É notório que diante de uma novidade ou mudança o ser humano sente certo receio e medo do desconhecido - o que é normal, pois é ele não nos deixa atuar de forma inconsequente -, porém este sentimento não pode paralisar as ações e decisões que precisam ser tomadas.
Levando em consideração tudo o que foi dito, o que é melhor: reclamar da areia quente ou aproveitar a praia? Isso é decisão que só cada indivíduo pode tomar! Às vezes a areia quente é uma desafio para encontrar o melhor que está por vir: a água fresca e límpida do mar, o encontro com os amigos, o sol, a tarde tranquila, enfim... Ao invés de enxergar a areia como um problema é preciso vê-la com uma oportunidade de se poder ter um dia animado.
Outro ponto que é preciso destacar é que a chave de todo bom trabalho ou de tudo bem realizado é deixar despertar o desejo e a vontade de aprendizado que existe em cada profissional, seja o foco principal. A autoconfiança, o otimismo, o conhecimento pessoal e de talentos, habilidades, capacidades e defeitos são a porta principal para conseguir encarar os desafios como momentos de crescimento. Assim como um vendedor de guarda chuva, que vê na tempestade a oportunidade para vender mais é preciso estar atento às chances profissionais que diversidade podem apresentar.
Por fim, é preciso que os indivíduos que almejam a evolução na vida pessoal e crescimento nesse mercado de trabalho cada vez mais competitivo, adotem uma nova postura diante das adversidades e aprendam a encarar um problema como uma possível solução e aprendizado chegar ao sucesso. Porém, essa decisão depende única e exclusivamente de cada um.

0 comentários: