Comprometimento: você está em sintonia com seu trabalho?

O comprometimento no trabalho está completamente ligado à satisfação do profissional com o que ele faz. Isso significa que trabalhar apenas pelo dinheiro e contar as horas na expectativa de que o dia acabe logo é totalmente contrário a uma boa produtividade e engajamento no trabalho. O indivíduo satisfeito tende a ter maior envolvimento com o trabalho e, desta forma, se compromete mais com a organização, além de ajudar a empresa a competir com maior eficácia no mercado.
O profissional focado é outro exemplo de comprometido com seu trabalho, pois este possui características como a vontade de seguir uma carreira profissional de sucesso. Para esta pessoa, tudo passa ser uma oportunidade de aprendizado e qualificação. Mesmo que aquela atividade não seja a sua favorita ele irá executá-la com todo o prazer, pois vê no futuro benefícios em longo prazo.
Muitas empresas discutem como aumentar o comprometimento dos funcionários e, além da paixão pelo que faz, existem outros aspectos que influenciam essa atitude positiva nos colaboradores. Como exemplo, está a identificação dos mesmos com a empresa, pois se os valores que a organização prega são parecidos com os do funcionário, será mais fácil para a empresa despertar nele a vontade de realizar projetos e ações.
Porém, para manter o engajamento do colaborador, a empresa tem que dar o exemplo, principalmente no que diz respeito às atitudes dos chefes e gestores. Quando as pessoas são lideradas por alguém que as inspira por meio do exemplo, são estimuladas a contribuir para o alcance das metas da empresa.
Sendo assim, o comprometimento é uma relação que envolve tanto a empresa como o empregado. É uma via de mão dupla. A empresa também tem de estar comprometida com o empregado, ressaltando que o comprometimento muitas vezes requer abdicação de algumas coisas. A empresa comprometida vê o empregado como um parceiro interessado em contribuir com seu progresso e, com isso, o colaborador se sente valorizado e estimulado a dar o seu melhor.

0 comentários: