De onde vem a motivação do líder?

É uma constatação: o líder tem que ser uma pessoa motivada para inspirar sua equipe e as pessoas com quem trabalha. Deve despertar atitudes de criatividade e engajamento, mesmo diante do grande número de atribuições diárias. Mas da onde vem toda a motivação de um líder para que o mesmo possa sempre manter seus hábitos de cognição e ainda conseguir estimular as pessoas ao seu redor a darem o melhor de si para o alcance dos objetivos?
Primeiramente, devemos notar que existem dois tipos de motivação: a intrínseca (que vem de dentro) e a extrínseca (que vem das pessoas e do ambiente em que vivemos). Desta forma, um bom líder deve saber usar das duas para manter sua inspiração diária ativa e absorver o melhor de cada. O líder é um bom ouvinte e, com isso, ele consegue captar da sua equipe aquilo que precisa melhorar ou até mesmo mudar.
Outra maneira de obter motivação é ver resultados e se o líder consegue alcançar um grande número de pessoas com suas palavras e atitudes, com certeza, esse resultado será mais um fator motivacional para a administração da sua carreira. Lembrando que um líder envolve seus funcionários e também outros setores nas decisões que os afetam, dando liberdade para possíveis críticas aos seus projetos.
Já a chamada motivação intrínseca tem relação direta com a personalidade do profissional e isso representa características pessoais, íntimas. Ser um líder é muito mais do que estar líder, seja de uma empresa, equipe ou projeto, por isso é importante fortalecer a mente e investir em si próprio.
Sim, assim como todos os profissionais que almejam uma carreira de sucesso, os líderes devem aprender cada vez mais e sair da zona de conforto, pois são nos novos desafios que encontrarão a motivação necessária para o alcance das metas. Além disso, aprimorar os conhecimentos e se tornar cada vez melhor naquilo que executa é estimulante e o compartilhamento de novas informações no ambiente corporativo torna-o muito mais interessante.
Desta forma, os líderes poderão sempre aumentar sua motivação, autoconfiança e segurança naquilo que fazem se aperfeiçoando ao longo do tempo. Ao realizar um trabalho, por mais simples ou insignificante que possa parecer, a pessoa precisa saber que aquilo é parte de algo maior e, por isso, mais importante. Os líderes sabem disso. Sabem que fazem parte de algo maior e que, ainda, são responsáveis por isso. Desta forma, o líder deve unir forças para continuar a trilhar seu caminho sempre estimulado.

0 comentários: