Qualquer profissional pode ser líder?

O líder é aquele profissional que tem a capacidade de administrar pessoas e equipes, independente da personalidade de cada indivíduo, gerenciando-os e mobilizando-os para um objetivo comum. Ser líder é estar sempre um passo à frente, é ter a visão ampliada de tudo o que acontece ou pode vir a ocorrer a sua volta. É saber comunicar as pessoas ou equipe seu valor e potencialidades, dando movimento aos processos exigidos pela empresa ou situação. Mas será que qualquer profissional, que demonstre certas habilidades, pode ser um bom líder?
A resposta infelizmente é não! Apesar de muitas pessoas desejarem estar à frente de uma equipe ou corporação, nem todo bom profissional, tem aptidão para gerir outras pessoas. Muitos são excelentes executores das suas tarefas cotidianas, realmente muito bons naquilo que fazem, entretanto, não sabem como agir ao lidar com conflitos e decisões pertencentes a um líder. Às vezes a própria personalidade daquele profissional, interfere na sua atuação como gestor, podendo este se tornar arrogante, superior, prepotente e ambicioso, características que não cabem a um profissional, que necessita lidar com o ser humano.
Diversas pesquisas comprovam que, mais da metade dos bons profissionais falham como líder. Se colocarmos a pesquisa na área de vendas, este número pode chegar a marca de 90%. Um expressivo e assustador dado! Não precisamos nem ir muito longe para comprovar essa teoria. O ex-jogador da seleção brasileira de futebol, Dunga, por exemplo, era um talento nato como jogador, porém, como técnico da seleção, não atingiu o desempenho e êxito esperado por todos os fãs de futebol. A vida profissional é assim, nem sempre o excepcional em uma função, é o gestor preparado para liderar uma equipe.
Um líder precisa se desenvolver através de muito trabalho, dedicação e preparação. Gerir não é um papel para profissionais despreparados ou que não tenham as características determinantes para atuar como tal. Liderar é encaminhar um time a se empenhar de verdade pelo seu trabalho, é incentivá-lo a cada dia mais desenvolver seus talentos, mirando nos objetivos em prol do crescimento do profissional e da empresa. É preciso mais que aptidão, mas também paixão.
É preciso deixar claro que nem sempre o melhor ator, será o melhor diretor. Muitas vezes o líder está escondido em cargos menores ou nem tem uma função grande dentro da organização. Na história, podemos exemplificar com a vida de Mohandas Karamchand Gandhi, um indiano que se formou advogado, na Inglaterra, e depois liderou seu povo em um movimento de independência indiana. A questão é que nem sempre um cargo, faz um líder.
Na empresa, pode existir algum colaborador de determinada área que tenha ascensão sobre os demais, e pode ser até, que ele nem queria ser gestor, entretanto, este profissional pode ser uma importante ferramenta de impulsão para os outros funcionários, caso se torne o líder daquela da equipe. Basta apenas, que ele seja devidamente treinado para a ocupação daquele cargo.
Mas, para o profissional que tem como objetivo se tornar um líder, é importante deixar claro que é possível. Entretanto, é preciso muita dedicação, profissionalismo, treinamento e, principalmente, saber lidar com pessoas, pois esse é fator primordial para um bom gestor.

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