Vida louca, vida breve. Trabalho bom, trabalho são

A loucura do trabalho e o grande número de atribuições nos cansam física e emocionalmente. Mas existem pessoas tão viciadas no trabalho que nos Estados Unidos tem até um termo utilizado para isso: workaholic. Alguns usam essa denominação até de certa forma positiva, porém quando o excesso de trabalho ultrapassa algumas barreiras, os profissionais podem desenvolver sérias patologias, que além de afetar sua vida profissional acaba deslocando-se para o campo pessoal.
A pressão do dia a dia sofrida pela grande maioria dos profissionais e seu sofrimento no trabalho é em que se baseia a psicopatologia do trabalho. Ou seja, quando o profissional começa a sofrer, por qualquer motivo, em seu ambiente de trabalho, significa que ele pode desenvolver diversos tipos de doenças, influenciando negativamente sua produtividade e a da empresa.
O medo do fracasso, o medo de não corresponder ao que se espera, o medo da humilhação, o medo do desemprego. Sim, o medo! Este sentimento desencadeia nas pessoas o péssimo hábito da insegurança e, com isso, o sofrimento psicológico aliado às atribuições diárias só aumentam as probabilidades do desenvolvimento de alguma patologia. As doenças podem fazer com que o profissional perca interesse pelo trabalho, laser, família, amigos e, no pior dos casos, avançar tal nível, levando à morte.
As doenças causadas pela pressão no trabalho, seja por colegas ou superiores, são realmente sérias e devem ser tratadas com prioridade e atenção. Cabe lembrar que, pessoas que vivenciam grandes tensões, entram em um estado de estresse constante e este, é a porta de entrada para todas as demais psicopatologias.
Por isso, o importante é não deixar se levar pela loucura do dia a dia a e afobação do trabalho, pois a pressão psicológica no ambiente organizacional, não fica apenas no escritório, mas também na indústria, na construção civil, nos órgãos públicos, e em qualquer outro lugar aonde metas devam ser cumpridas. Desta forma, busque equilibrar as atividades do trabalho com as pessoais, pontue prioridades e, por último, mas não menos importante, tenha tempo para relaxar. Ler um livro, escutar uma boa música, fazer atividades de seu gosto que lhe proporcionem felicidade é a melhor maneira de substituir a vida louca, por uma mais calma e, consequentemente, mais longa e feliz.

0 comentários: