O peso do fracasso para quem busca o sucesso

O cenário global em que vivemos, exige todo o tempo, para que nós, reles mortais, busquemos a todo custo o sucesso, sobretudo, na vida profissional. Entretanto, as mudanças de paradigmas, as incertezas profissionais, perdas financeiras e outros tantos problemas diários, colocar em teste, tudo o que foi planejado com relação a felicidade e mostram que as pressões para alcançar o sucesso, acabam por transformar, principalmente os profissionais, em seres despreparados para lidar com fracasso e frustrações, sem saber como administrar a realidade.
Normalmente quando uma pessoa, que tem como objetivo alcançar o extremo sucesso vê um projeto de anos de trabalho fracassar, sua primeira reação é entrar em pânico e desistir do que havia planejado. A busca pelo sucesso pode ser encontrada em diversos lugares e livros – o que não necessariamente garante a chegada de alguém até lá – muitos deles traduzem a receita ao otimismo e pensamento positivo - não que isso não possa atrair coisas boas para a vida de alguém, não é disso que tratamos – mas, sobre a prescrição em como lidar com o fracasso, não é encontrado facilmente nas prateleiras e ruas.
O que de fato, precisa ser esclarecido, é que, por mais que a situação não seja favorável, naquele momento da derrota, muitas vezes é possível extrair um excelente aprendizado do que não funcionou bem ou não deu certo. É preciso encarar o fracasso ou derrota como aprendizados que a vida proporciona, pois, é através deles que poderemos retirar a falha e recomeçar o trabalho, sem aquele fator que provocou o declínio na primeira vez.
Um recente artigo intitulado "Sem tempo para perdedores”, escrito pelo economista Paul Krugman, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), concluiu que a indisposição das pessoas em ouvir a respeito de qualquer outra coisa que não seja o sucesso, as torna especialmente vulneráveis ao fracasso que tanto temem, ou seja, o ser humano está tão moldado na busca pelo sucesso e, essa procura pode se tornar tão abrupta, que não os deixa enxergar as possibilidades de aprendizado que aquela situação pode proporcionar, atraindo assim, o mais temido fracasso.
Sendo assim, fica claro que, apesar do objetivo de todo profissional ser encontrar o sucesso e a felicidade, é de extrema importância que esse indivíduo aprenda a lidar com as transições, quedas e perdas que a vida proporciona. A capacidade de administrar de forma produtiva o fracasso e, tirar dele o aprendizado necessário é o que fará com que o profissional encontre seu eixo e alcance o sucesso não só profissional, mas a sensação de dever cumprido.

0 comentários: