Problema: o Administrador não reclama, resolve!


Você tem problemas? Parabéns! Sinal de que você ainda vive. Essa até parece uma forma irônica de lidar com as adversidades, mas o fato é que, atualmente, não existe ninguém no planeta, repito, no planeta, que não esteja passando por algum tipo de dificuldade. E mesmo que esse problema não seja de ordem financeira, vai ter sempre alguém reclamando de algo relacionado à vida pessoal ou profissional.
As demasiadas exigências do mercado, têm tornado o ambiente de trabalho cada vez mais contraditório, visto que, é necessário trabalhar e lidar com pessoas dos mais diferentes perfis e valores todos os dias. Isso sem contar nas problemáticas de relacionamento e laborais, que os profissionais precisam enfrentar diariamente. Então lidar com problemas já não é mais nenhuma novidade e sim, rotina de trabalho.
Os problemas podem ser percebidos de forma diferentes por cada pessoa. Algumas podem encarar o desafio, como uma oportunidade de resolver as dificuldades e melhor padrão de vida ou trabalho, dependendo da situação. Outras, podem simplesmente transformar pequenos problemas em verdadeiras tragédias gregas, sofrendo por antecipação. Cada indivíduo lida com problemas de formas diferentes e isso pode ter haver com a personalidade, cultura, criação e entre outros. Entretanto, é preciso estabelecer que, a capacidade de solucionar um problema é o que determina a maturidade de cada indivíduo.
Ter a disposição para resolver um problema e conseguir alcançar tal meta é fundamental para um profissional, sobretudo de Administração, contudo, não basta apenas querer vencer o problema, é preciso enfrentá-lo de forma a solucioná-lo da melhor maneira possível. Existem gestores que, ao invés de tentarem buscar uma saída para um problema de ordem administrativa ou interpessoal dentro da organização, acabam por justificar ou jogar a culpa daquela situação para os funcionários, o que além de criar um clima de desmotivação, não ajuda em nada na dissolução do problema.
Ninguém vence uma dificuldade reclamando ou até mesmo justificando. Para resolver os problemas é preciso atitude, pois o conhecimento por si só, não é suficiente, é preciso ação. Somente tomando a frente, é possível encontrar sucesso e vitória sobre o problema. Se o gestor for capaz de identificar com precisão a problemática e agir com habilidade buscando as melhores formas de contornar a situação, além dele conseguir resolver a situação, ele passa confiança e credibilidade para a equipe e empresa, e ainda tem mais chances de galgar a um posto mais avançado na carreira.
Lide bem com os problemas e você tem grandes chances de sucesso. Ignore-os e os veja se multiplicarem. Sem falar a estabilização no primeiro degrau do sucesso. Lembre-se: você não pode prever, onde e nem quando os problemas irão ocorrer, mas você pode decidir como vai lidar com eles. Na maioria dos casos, eles nem são tão complexos, mas a forma como reagimos aos problemas, os tornam maiores do que realmente são. Não esqueça: a chave do controle da situação é a atitude.

0 comentários: