Líderes e chefes: trabalhando para o sucesso da empresa

Ser líder ou ser chefe? Muitas pessoas diante dessa pergunta ficam confusas. Ou porque pensam que o cargo é o mesmo ou porque imaginam que um está muito distante do outro. Mas a verdade é que, apesar das diferenças, líderes e gestores são igualmente importantes para a gestão de uma organização. Ambos possuem características imprescindíveis para o sucesso de um projeto e de uma empresa.
Não é fácil ser líder e nem chefe, pois esses cargos demandam muita compreensão, paciência, conhecimentos da área, além de sabedoria ao lidar com diferentes pessoas. O mundo empresarial atual necessita de chefes que saibam liderar, assim como ao contrário. Esses profissionais devem trabalhar juntos para o alcance das metas, pois o futuro positivo da organização depende da qualificação comportamental de seus líderes e cargos de chefia.
Líder: Entre as principais características que podemos destacar de um líder é o seu poder de inspiração. Líderes inspiram as pessoas ao seu redor com suas atitudes, criatividade e engajamento. Ser líder é muito mais do que estar líder, pois esse lidera uma equipe, que com as ações necessárias, conseguem alcançar as metas e objetivos.
Um bom líder envolve seus funcionários e também outros setores nas decisões que os afetam, dando liberdade para possíveis críticas aos seus projetos. O papel do líder é hoje, a competência mais importante para o profissional que atua em organizações públicas ou privadas e, de todos os tamanhos. Além disso, ser líder é dar aos liderados uma causa e fazê-los querer defender essa causa.
Chefe: Os chefes são de extrema importância, pois nele as pessoas vêm alguém em quem confiar. Porém, um bom chefe não deve agir apenas pela autoridade que o cargo lhe dá, mas também, deve ter em mente que sua função é administrar e coordenar pessoas, além de delegar tarefas, desta forma, é necessário que o chefe conheça seus funcionários.
Assim com os líderes, os chefes devem dar o exemplo e buscar uma visão do futuro. A expressão “pensar fora da caixa” deve ser seguida pelos chefes. Coordenar não é fácil, trabalhar com pessoas que possuem visões e culturas diferentes também não, mas um bom chefe pode tornar sua equipe em uma unidade e fazer prevalecer ações que buscam benefícios para a empresa.

0 comentários: