Diploma garante emprego?


Você passou anos na faculdade na busca por uma especialização profissional, tentando agregar valor a sua carreira e, após ter conseguido concluir o curso e estar com o diploma em mãos finalmente chega a hora de iniciar a procura pelo trabalho dos sonhos. Mas, será que nesse novo cenário empresarial apenas obter um diploma garante um emprego?
Pois, foi se o tempo onde apenas um certificado de formação universitária era a garantia de colocação, atualmente milhares de novos profissionais são jogados no mercado de trabalho com o famoso “canudo” em mãos e acabam enfrentando incontáveis dificuldades em conseguir sua primeira oportunidade profissional. E por conta da concorrência cada vez mais acirrada e da evolução da globalização, as empresas acabaram se tornando mais exigentes na hora da contratação de seus profissionais. O que é um fator desafiador aos que buscam uma chance.
Segundo alguns especialistas, para que os novos profissionais consigam ser inseridos nas empresas é preciso que eles tenham mais que um documento que comprove sua formação, mas também um diferencial profissional, pois o que hoje pode garantir uma vaga é a graduação atrelada a alguma prática na área, além de postura do profissional.
Pessoas graduadas existem muitas no mercado, e por isso, o que as empresas hoje buscam em seus candidatos e futuros profissionais é algum tipo de diferenciação e gana na conquista de uma vaga de emprego. Uma especialização como pós-graduação, MBA ou até mesmo um mestrado são pontos importantes para quem está formado. E para quem ainda está na faculdade, a melhor solução é buscar locais de estágio para se especializar e aprimorar a capacitação sobre a profissão.
Além disso, estudar mais de um idioma pode ser um fator crucial na hora de conquistar uma vaga. Se a pessoa tem o inglês ou espanhol, buscar novas línguas como o francês, italiano, alemão e entre outras é fundamental, pois acredite, quanto maior for a bagagem profissional e cultural, melhor será a chance do indivíduo frente a outros candidatos.
É preciso que os novos profissionais compreendam que o diploma é extremamente importante, mas somente ele não garante a vaga de emprego, é preciso diferencial, e pra isso, se manter sempre atualizado é o requisito que faz toda a diferença no momento da seleção e na conquista da tão sonhada oportunidade profissional.

0 comentários: