Ser um peixe grande dentro de um aquário ou um pequeno na imensidão do oceano?


Há cerca de 10 anos, se alguém perguntasse a um profissional aonde este desejaria trabalhar, sem dúvidas a resposta seria em alguma multinacional. A previsão dessa resposta se dá pelo número altamente vantajoso de benefícios que uma grande corporação oferece. Mas hoje os tempos são outros e as pequenas empresas vêm invadindo o mercado de forma rápida e inovadora de maneira a fazer inveja até em grandes empreendedores.
De fato, existem vantagens em ambas as empresas. Em uma de grande porte, os trabalhadores teriam maior segurança de emprego, de receber um bom salário, especialmente pago em dia, e dependendo do cargo ainda teriam direito a bônus, complementação de salário aposentadoria, entre outros.
Já as pequenas empresas são mais flexíveis, proporcionando a visão sistêmica de forma eficaz, além de promover o senso de equipe mais facilmente. Entre outros aspectos, o profissional pode ser mais valorizado por exercer muitas funções, já que o empresário não tem capital para contratar uma equipe ampla.
Dá para fazer uma grande lista com os prós e contras das empresas pela ordem de seu tamanho, mas hoje, o que realmente conta nesse momento é aonde o profissional quer chegar. Tanto nas pequenas quanto nas grandes corporações existem chances de se aperfeiçoar e aumentar a experiência.
Com o tempo as pequenas empresas foram se profissionalizando e hoje competem em criatividade e empreendedorismo com as grandes, mesmo ainda sendo difícil por conta do capital, a exemplo das startups. Os profissionais preocupados com suas carreiras devem medir, principalmente, o local aonde se sentem mais a vontade para criar e se desenvolver, pois assim estarão ajudando a empresa a progredir juntamente com suas carreiras.

0 comentários: