Elogiar ou ser elogiado. Qual ação gera mais resultado?


O elogio ainda é um dos melhores remédios para o ambiente empresarial, pois ele motiva, promove bem estar, satisfação, estimula a empregado a ir trabalhar e torna o ambiente mais leve. Além disso, para a empresa o ato de elogiar tem uma relação direta com os resultados, principalmente porque oferece a organização uma equipe de trabalho envolvida com as tarefas e motivada a fazer o melhor.
Entretanto, na prática esse discurso ainda está muito longe do real, pois para grande parte dos gestores um elogio pode ser considerado perigoso, já que um funcionário consagrado pode se transformar em um colaborador arrogante com os colegas ou desejar reivindicar um aumento ou promoção..
Contudo, esse tipo de pensamento pode ser considerado retrógrado e ignorante, pois dar um elogio pode ser considerado um adustível motivacional no ambiente empresarial. Quando elogiamos um funcionário estamos oferecendo bem estar a ele e à medida que recebemos um elogio nos sentimos agraciados. Mas o que gera melhor resultado, elogiar ou ser elogiado?
A resposta é simples: os dois! O elogio é uma ação vital para o clima organizacional. Não há quem receba uma congratulação que não se sinta bem e com a sensação de dever comprido, além disso, oferecer um feedback positivo aos colaboradores é de extrema importância para os resultados da empresa. Um funcionário não tem como saber se está seguindo os caminhos corretos da organização ou realizando seu trabalho de acordo com o esperado pelo gestor, se ele não receber um feedback. E se esse retorno é posito então, por que não dar? O importante é apenas evitar elogios genéricos e o uso de palavras no superlativo, pois isso poderá atribuir um tom falso a ação.
Além disso, os elogios proferidos de baixo para cima, ou seja, do colaborador para o chefe, reconhecendo seu desempenho e trabalho, são fundamentais para abrir diálogos e para aprovação da gestão. O cuidado deve ser apenas em não parecer “bajulador” ou “puxa-saco”, e para isso, o elogio precisa ser sincero e como fator auxiliador. Elogios entre colegas também podem amenizar o clima organizacional e transformar a insegurança em uma relação amigável de trabalho.
Portanto, pratique o elogio sem medo. Não existe uma regra clara para elogiar, mas sabe-se que ela é uma poderosa forma de integração e de envolvimento entre as pessoas, principalmente nas horas mais difíceis de crise, quedas de resultados e problemas no trabalho. O elogio resulta em pessoas motivadas, satisfeitas e em ambientes de trabalho leves e agradáveis. Ele é um instrumento de gestão e, praticado em qualquer direção, promoverá excelentes resultados. Acredite!

0 comentários: