Os louros dos acertos são meus. As consequências dos erros são suas. Qual o final dessa história?

Infelizmente é comum ver casos em que a equipe de uma empresa acerta, mas a glória desse sucesso não é compartilhada e somente fica com os gestores. Também não muito difícil é quando os erros de uma equipe se tornam proporcionais ao tamanho do ego de seu chefe fazendo com que as consequências dos mesmos sejam exclusivas dos trabalhadores. Mas, espere um pouco. Tem algo de errado nesse relacionamento corporativo, certo?
Isso acontece normalmente quando o gestor é alguém inseguro e não sabe reconhecer o trabalho dos funcionários. Porém, nesse jogo todos saem perdendo, tanto os trabalhadores, quanto a organização e, é claro, o próprio chefe que não sabe dividir os louros dos acertos.
Quando esse cenário se instaura dentro de uma companhia é realmente muito difícil lidar com a situação e o final dessa história são funcionários desmotivados e metas não alcançadas. Mas, então o que fazer quando essa conjuntura acomete o ambiente de trabalho?
Primeiramente, é preciso deixar bem claro que as pessoas ocupantes de cargos de chefia devem ser bem preparadas e instruídas para isso. Afinal não é uma missão muito fácil liderar uma equipe, trabalhar com ideias e pessoas diferentes. Por isso, a capacitação nesses casos é de primordial destaque para que esses casos possam ser descontinuados no atual cenário corporativo.
Já os trabalhadores devem sempre denunciar caso se sintam pressionados demais pelos seus gestores ou ainda tentar conversar com o chefe, de forma agradável, sobre o problema. Muitos poderão até não aceitar ou entender, mas ao final do dia, poderão pensar melhor no assunto e ir, aos poucos, aperfeiçoando suas atitudes perante os funcionários e a organização.

0 comentários: