Menos estresse no trabalho e plano de carreira retêm talentos nas empresas

Foi se o tempo onde bons salários eram suficientes para a retenção de talentos nas empresas brasileiras. Com o país tendo uma situação de pleno emprego nos últimos anos e perante as novas prioridades da chamada “Geração Y”, manter um funcionário por um longo tempo dentro da organização tem se tornado uma difícil missão dos empreendedores. E diante dessa mudança de conceitos, as vagas que hoje são as mais almejadas pelos profissionais brasileiros são que oferecem menos estresse e um bom plano de carreira.
Uma pesquisa divulgada recentemente pela consultoria EY (antiga Ernst & Young), batizada de “Securing top talent in the Brics”, mostrou que a atração e retenção de talentos nos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) acontecem de acordo com a cultura e o mercado de trabalho de cada local. No Brasil, além de um clima com baixo estresse, ambiente confortável e energia positiva, os profissionais desejam planos de carreira definidos que incluem potencial de ganhos para o futuro.
Antigamente, as companhias utilizavam programas de remuneração e benefícios como principal ferramenta para envolver e reter seus funcionários, porém com essas mudanças de paradigmas e desejos dos empregados, novas formas de gestão voltadas para o bem estar da equipe, planejamento de futuro e incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional dentro da organização começaram a entrar na pauta de ações das empresas.
É preciso deixar claro que, no mercado atual o funcionário não valoriza apenas a remuneração salarial, mas ele deseja também benefícios, planejamento de carreira e se sentir inserido em uma empresa que tenha uma proposta maior, com ótimo ambiente e engajamento de retenção de empregados.
Contudo, as organizações que tem economias de rápido crescimento já estão observando essa mudança drástica no cenário corporativo e vêm colocando como prioridade de ações da organização o desenvolvimento, a formação e o investimento em um ambiente menos estressante com garantias de futuro para os seus profissionais. Para reter os talentos é preciso mais do um salário mensal.  

0 comentários: