Liderança é um dom?

Ser líder é ser alguém que inspira pessoas ao seu redor. No trabalho, o líder é aquele que, comprometido com sua equipe e com a empresa, irá sempre buscar os melhores caminhos e soluções no comando de projetos, de acordo com sua competência organizacional. Essas, entre outras características, são comuns à maioria dos líderes, mas será que eles já nasceram com elas? Ser líder é um dom ou é algo que pode ser aprendido durante a vida como andar de bicicleta ou tocar violão?
Existem aqueles que acreditam na predisposição da liderança ser nata, ou seja, algumas pessoas possuem um conjunto de características próprias que nascem com elas e as ajudam nesse processo de comando. Essa “vocação” poderia facilitar o desenvolvimento de um líder naturalmente.
Por outro lado, não basta apenas ter competência, mas é necessário desenvolvê-la adequadamente. É possível aprimorar os conhecimentos cada vez mais, fortalecendo os pontos fortes e aperfeiçoar os fracos. A preparação para ser um líder é realmente o diferencial para aqueles que almejam alcançar essa posição e nela permanecer.
Desta forma, existem as características de personalidade que vão determinar o comportamento das pessoas pelo resto de suas vidas e entre elas é possível encontrar aptidões ligadas à liderança. Outrossim, desenvolver capacidades para se tornar um líder é possível dentro do contexto social e empresarial no qual nos encontramos. E, mesmo aqueles que são os chamados líderes natos devem sempre estar se atualizado e também progredindo suas práticas e ações, afinal é isso que um líder de verdade faz.

0 comentários: