Afinal de contas a Administração é uma ciência?

Administração é considerada uma ciência complexa e fascinante, que estuda as organizações a fim de compreender seu funcionamento, sua evolução e seu comportamento. Ao longo dos anos, essa ciência foi evoluindo e acompanhando as mudanças e tendências que as revoluções trouxeram ao mundo corporativo.
Hoje, a ciência de administrar pode ser notada em cada decisão formulada dentro das empresas, assim como em cada área que uma organização engloba. A Administração passa por todas elas, afinal gere pessoas e materiais com um fim específico, um objetivo em comum. Aplicá-la no dia a dia nas organizações pode ser muito fácil, caso seja adotada por profissionais capacitados.
Isso é feito de modo a aperfeiçoar a utilização dos recursos pertencentes às empresas e, consequentemente, os seus resultados. A partir daí, começou-se a pensar em formas de melhorar os resultados apresentados pelas empresas e assim iniciou-se a aplicação de métodos científicos à busca por essas melhorias. 
A Administração recebeu também, em sua formulação, contribuições e influências importantes para o seu desenvolvimento, advindas de outras ciências como a Psicologia, Sociologia e Matemática. Por isso, é necessário conhecer a ciência da Administração antes de aplicá-la em qualquer situação profissional. A gerência corporativa requer conhecimento e aplicação de diversos modelos e técnicas administrativas.
Sendo assim, a aplicação da ciência da Administração para uma melhor gestão das empresas e pessoas é imprescindível para o sucesso de qualquer organização. Ademais, está é uma ciência social, visto que seu objeto de estudo se constitui de fenômenos da ordem social.

0 comentários: