Assédio no trabalho. Como reagir?

O Assédio moral no ambiente de trabalho, também conhecido como terror psicológico e violência moral laboral é um fenômeno que existe há décadas, mas que tem tomado proporções inimagináveis dentro das empresas nos últimos anos, principalmente diante do fato da crescente demanda de concorrência e pela aceleração da globalização no mundo.
Poucas vezes denunciado pelos sofredores, o assédio moral é configurado pela exposição dos empregados a situações humilhantes, vexatórias ou constrangedoras por um período prolongado ou com atos repetitivos, com o objetivo de desestabilizar emocionalmente ou psiquicamente o profissional. Normalmente, o ato ocorre quando a organização deseja desligar o trabalhador sem ter que demiti-lo, fazendo-o passar por constrangimentos para ele possa se demitir, mas há também diversos outros casos.
Esses tipos de situações vexatórias normalmente resultam em duas questões muito sérias: a redução da produção de trabalho dos funcionários, devido à baixa autoestima e a causa de doenças psíquicas e no corpo dos empregados como estresse, depressão, síndrome do pânico, crises de ansiedade, problemas no sistema nervoso, aparelho digestivo, circulatório, enxaqueca, cefaleia e entre outras. Fatores que podem prejudicar o trabalhador, mas também a empresa, devido a baixa produtividade dos funcionários, abalo da reputação da companhia, doenças profissionais, acidentes de trabalho, despesas com rescisões contratuais, entre outros.
O Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro (Sinaerj) levanta a bandeira contra a prática de assédio moral dentro das organizações e alerta que caso alguém esteja sofrendo de assédio dentro da sua empresa que busque o Sindicato através do telefone (21)2262-3090 ou diretamente na Sede Administrativa da entidade, localizada na Avenida Treze de Maio, 13, 8º andar, Centro do Rio de Janeiro, para que medidas drásticas possam ser tomadas para a solução do problema. O Sinaerj luta com veemência por condições dignas de trabalho e para que o ambiente laboral de seus associados seja respeitado.

0 comentários: