Iniciativa: a falta dela pode prejudicar o trabalho?

Entre tantos obstáculos que os profissionais têm de enfrentar para se desenvolver no mercado de trabalho o que está no topo da lista como um dos mais difíceis de encontrar na nova geração é, sem sombra de dúvidas, a iniciativa. Atualmente, a falta de ação no ambiente laboral é o que mais tem prejudicado o crescimento dos profissionais dentro e fora das empresas. 
Mas afinal, o que é iniciativa? Simples! É ter uma atitude, ter uma ação! Iniciativa é a capacidade que as pessoas têm em criar, sugerir novas ideias e tomar uma decisão desafiadora, mas acima de tudo, tomar o veredicto em primeiro lugar. Um profissional que tem como um traço de sua personalidade a iniciativa é visto pelo mercado como uma pessoa ousada, de coragem e com determinação. Características hoje, primordiais para o atual mundo dos negócios.
Ao contrário do que muitos pensam, tomar a iniciativa é muito simples, sendo necessária apenas força de vontade e enxergar além, uma habilidade, que mesmo inata, pode ser desenvolvida com o tempo.  É preciso que os profissionais, sobretudo, os Administradores e gestores compreendam que para se sobressair no atual mercado, é imprescindível fazer o que precisa ser feito, resolver problemas e buscar sugestões para o negócio, mesmo que não tenha sido solicitado.
Os dois principais inimigos da iniciativa se chamam hesitação e procrastinação. Sorrateiros, eles fazem o profissional parar de escrever um texto ou um finalizar uma planilha para olhar o tempo passar, cancelar investimentos, protelar decisões, adiar projetos para o dia seguinte, entre outros. Contudo, ao combatê-los os profissionais estarão dando um primeiro passo para a tão desejada iniciativa. Para ousar e avançar, é indispensável estar atento aos que nos distrai e nos faz procrastinar.
Muitas vezes os profissionais sabem o que deve ser feito, mas preferem não fazer por que é mais cômodo. E é aí que está o grande erro! O mais perigoso que um profissional pode fazer pela sua carreira é ser um acomodado. Além disso, se mostrar disposto a desbravar novos e desafiadores projetos só traz benefícios ao profissional, pois ele será mais visto, mais notado e, consequentemente, receberá maiores chances de uma promoção, melhores salários e a confiança do seu empregador. Falta de iniciativa prejudica a carreira? Muito! Então tome as rédeas da sua vida profissional e saia desbravando!

0 comentários: