Seja você mesmo!
Busque inspirações, mas haja com sua identidade
na vida profissional

Inicio esse artigo, não plagiando, mas mencionando uma das mais célebres frases de uma das mais inteligentes mulheres que o mundo da moda conheceu. “O mais corajoso dos atos ainda é pensar com a própria cabeça”, Coco Chanel. Eu poderia muito bem apenas jogar essa citação em meio ao meu texto, sem indicar sua verdadeira fonte, porém isso não serviria de exemplo para o que irei explanar nas próximas linhas.  
Apesar de parecer óbvio, ser você mesmo pode ser bem difícil, afinal muitos mal se conhecem a ponto de deixarem sua própria estrela brilhar e, com isso, buscam no próximo alguma coisa já pronta para si. Pensar dói e é cansativo, mas cada ser é único neste universo e devemos nos agarrar à nossa identidade, por mais complexa que esta for, e dar ao mundo nossa contribuição, melhorando nossos pontos fracos e evoluindo nos fortes.
A mesma situação ocorre no âmbito profissional, onde muitos trabalhadores se destacam por sua atitude, carisma e criatividade, características do seu ser e não emprestadas ou reproduzidas de ninguém. Mesmo porque, quando alguém reproduz aquilo que não é seu, o eco soa fortemente falso.  
A falha da escolha normalmente começa com o medo de perder dinheiro, o que faz um gestor agir de forma impulsiva e administrar mal essas duas riquezas. Contudo, é preciso esclarecer quem o momento vivido é o único bem finito e sem ele, não há dinheiro que renda ou resista. Há realmente que acredite que dinheiro traz felicidade ou tempo ainda é algo escasso, bem como existem pessoas sem tempo ou sem dinheiro, no entanto, apenas quem tem metas estabelecidas, bem definidas e sabe unir essas duas fontes, conseguirá alcançar os tão desejados objetivos profissionais. 
Não há respostas para todas essas perguntas, porém em uma reflexão mais hermética podemos dizer que, em outrora, esses profissionais podem ter sido desestimulados quando contaram seus objetivos a alguém. Desta forma, hoje se tornaram apenas sombras, mas há muita preciosidade dentro de cada mente e esta deve ser usada e explorada. Confiar em si mesmo não é uma das portas é, na verdade, a única saída.
A inspiração existe e está em todo o lugar. Porém, a linha entre a cópia e a inspiração pode ser muito tênue. Se inspirar no trabalho de alguém é diferente de copiá-lo. Agir com identidade profissional nada mais é do que agir com naturalidade. Olhe para dentro de você e descubra suas próprias aptidões e faça disso um exercício diário. Sua criatividade irá aumentar, assim como sua originalidade.

0 comentários: