O que vale mais:
Proatividade ou inteligência emocional?

O mundo dos negócios se tornou globalizado e fortemente competitivo, por isso, hoje os profissionais que desejam embarcar nesse processo, precisam de muito mais que as habilitações adquiridas durante a faculdade. Eles necessitam possuir o mais sério profissionalismo, interesse pela empresa e determinação. Mas, diante de tantas exigências, que tipo de capacidade pessoal as empresas estão exigindo dos seus profissionais? Como agir? E o que realmente é o mais importante: a proatividade ou a inteligência emocional?  
Para entrar no mercado de trabalho, o profissional precisa estar “antenado” com tudo que ocorre a sua volta e ter inserido como característica pessoal a determinação, competência, responsabilidade, capacidade de escrever e falar bem, bom relacionamento interpessoal, entre outros. E sobre a pergunta entre a proatividade e a inteligência emocional, a resposta é simples: os dois!  Hoje, para crescer em uma grande empresa é preciso ser multifacetado.
Saber lidar com as pressões e estresses no ambiente corporativo é tão importante quanto sugerir novos projetos, ser desenvolto e ter iniciativa dentro das empresas. As organizações dessa nova Era globalizada desejam profissionais que possuam além das habilidades técnicas, características e posturas que esse novo mercado exige, ou seja, atitudes que englobem  coragem apara arriscar, decisão, cooperação e conduta ética. E, se prestarmos  bem atenção, perceberemos que essas aptidões são apenas pano de fundo para a proatividade e a inteligência emocional.  
Segundo estudos, para descobrir o perfil de um profissional de sucesso é preciso perceber que ele é capaz de se relacionar bem com seus companheiros de trabalho, sabe para ouvir, falar, compreender emoções, tal como agir no momento certo, sem que haja um pedido formal do seu superior. Desta forma, podemos concluir que não basta apenas que o profissional tenha um ótimo conhecimento sobre a sua área, é preciso que ele saiba lidar com as emoções e desenhar seu melhor papel naquilo que foi proposto. 
Mas, se você ainda não possui essas características como traço da sua personalidade fique tranquilo, pois saiba que tudo na vida pode ser aprendido e adquirido. Há sempre tempo para recomeçar ou moldar um novo perfil profissional, basta querer. E acredite entrar nesse processo de busca de aperfeiçoamento não melhorará somente seu lado profissional, mas também o pessoal.

0 comentários: