Feedback é a melhor forma de fortificar a comunicação


O termo Feedback é uma palavra que se autodefine e no sentido literal significa “retroalimentação”, ou seja, o retorno de uma mensagem enviada por um emissor a um ou mais receptores. Apesar do entendimento deturpado que alguns profissionais têm, o Feedback ainda é uma das ferramentas mais importantes na questão da gestão e do desenvolvimento de pessoas, entretanto, por causa da cultura de “bicho de sete cabeças”, seu uso tem sido cada vez menos frequente nas organizações.
Assim como na maior parte dos países da América Latina, o Brasil também tem o costume de não falar sobre as deficiências das pessoas, sobretudo dos profissionais, a tendência é sempre reforçar somente os pontos positivos e raramente o que precisa ser melhorado. Contudo, quando os gestores decidem não trabalhar com o Feedback, eles acabam por gerar uma ausência de comunicação com sua equipe, pois, ao não fazê-lo os profissionais acabam perdendo a oportunidade  de receber informações essenciais de como seu comportamento e atuação está afetando o ambiente de trabalho, seja positivo ou negativamente.
Digamos que o Feedback é o oxigênio da comunicação dentro das organizações, pois é através dele que os gestores conseguem passar aos colaboradores a cultura organizacional e os objetivos que a empresa tem para o mercado ou o que espera do funcionário. Infelizmente, ainda existem empresas que praticamente anulam essa ferramenta, deixando com que seus profissionais trabalhem por anos sem receber uma resposta sobre a sua atuação. E, quando isso ocorre, muitas vezes é devido a um erro ou equívoco cometido pelo empregado, e nesse caso, o Feedback  é sempre negativo e realizado de forma inapropriada.
Conforme explicado anteriormente a cultura empresarial brasileira não captou o Feedback como um instrumento de desenvolvimento de pessoas, principalmente porque a grande maioria dos gestores não sabe comunicar a sua equipe sobre o comportamento e desempenho desejados pela empresa. Mas o fato é para que a comunicação seja direta e obtenha resultados esperados, ela precisa ser realizada através dessa retroalimentação.
Incorporar esse instrumento na cultura da empresa e exercitá-lo de forma a gerir melhor as pessoas, incentivar seus comportamentos e ações na busca por resultados positivos para a empresa e trabalhador são atitudes primordiais para o sucesso da organização. É preciso esclarecer que o bom uso do Feedback, através da ferramenta comunicação, permite um aprimoramento da experiência do empregado, reduz a rotatividade de pessoas na organização, retém talentos e proporciona um clima organizacional positivo e agradável. É preciso saber comunicar!

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