Falhas na comunicação podem destruir um líder

Um bom líder é a força da sua equipe. Ele é quem prepara o caminho para que, tanto os empregados como os objetivos da empresa estejam sempre alinhados no sentido de alcançar as metas estipuladas. Porém, um verdadeiro líder deve estar preparado para enfrentar o turbilhão de responsabilidades que o seu título demanda e o seu comportamento no dia a dia pode elevar sua equipe e sua carreira ou destruir ambos.
Nos dias de hoje, as empresas buscam empregados com espírito de liderança, mas acontece que, muitas vezes, o desenvolvimento dessa característica, que pode ser nata ou não, é muito acelerado a fim de atender as perspectivas de mercado. Com isso, muitos assumem o posto de chefia sem o devido preparo, o que acaba por prejudicar a empresa e os seus trabalhadores.
Entre as principais características que podem simplesmente detonar com a carreira de qualquer líder em ascensão está a comunicação, ou melhor, a falta dela. A comunicação, por exemplo, é um dos principais pilares da liderança e, quando negligenciada, causa sérios problemas entre a equipe.
Um bom chefe deve ouvir os empregados e estar atento às críticas e necessidades dos mesmos, além de ser capaz de entender o que seu funcionário tem a dizer, mesmo que seja algo negativo, sem levar para o lado pessoal. Com essas informações, esse chefe poderá melhorar sua atuação cada vez mais.
A comunicação e liderança andam juntas e se o líder não tem uma comunicação eficaz, a organização certamente ficará no mesmo patamar. Por esta razão, uma pessoa preparada para atuar com uma boa comunicação está claramente capacitada para, analisar, identificar, levantar, solucionar e consequentemente trazer resultados positivos para o trabalho e todos os que estão envolvidos. Por isso, se você deseja ser um destacado líder, invista na melhoria da sua comunicação.

0 comentários: