Uma boa faculdade pode ser o diferencial, mas não é o primordial!

Não tem como negar que siglas como UFRJ, PUC, ESPM, USP, FGV causam frisson e brilho nos olhos dos recrutadores, no entanto, nem sempre uma faculdade de status quo pode desenvolver um profissional capacitado e qualificado para as principais exigências do atual mercado de trabalho. Por isso, é importante esclarecer que uma faculdade de renome ajuda, mas nem sempre garante a tão sonhada vaga de emprego.

Muitos profissionais acreditam que ter no currículo a formação em uma universidade pública ou com grande reputação já garante uma oportunidade em uma grande empresa. Mas, de acordo com recrutadores e empregadores, as organizações levam em conta não somente isso, mas também a soma do conhecimento técnico com as experiências e as habilidades comportamentais dos profissionais.

Ou seja, conquistar uma vaga depende mais da dedicação e do objetivo de cada um do que da instituição de ensino em que foi concluída a graduação. É claro que as universidades de prestígio têm grande contribuição na formação técnica dos profissionais, mas a grande maioria das empresas enxerga a capacidade dos candidatos em desenvolver habilidades e talentos como um dos grandes diferenciais.

Outro ponto importante é o constante aprendizado. O profissional que acabou de ser formar e não investe em capacitação e novas formas de conhecimento, tem grandes chances de perder uma oportunidade para aqueles que se matricularam em um curso de pós-graduação ou mestrado. Um Administrador do século XXI nunca pode parar de querer adquirir conhecimento, pois educação é investimento.

Pautando por essa linha, podemos afirmar que aquela máxima de “quem faz a faculdade é o aluno” é uma verdade. Visto que, muitas vezes, ter apenas o diploma de uma grande universidade não garantirá um lugar no mercado de trabalho. Além do diploma é preciso conhecimento, dedicação e, sobretudo, inteligência emocional. O que é avaliado atualmente pelas organizações é muito mais do que o conhecimento técnico, mas também suas habilidades e aprendizados. Por isso, independentemente de onde você se formou ou vai se formar, se manter antenado e qualificado é a palavra de ordem para garantir o sucesso na profissão.

0 comentários: