Empreender implica primordialmente em resolver problemas

Em um novo mundo onde criar seu próprio negócio é a menina dos olhos de inúmeros profissionais, temos o dever de alertar aos que desejam desbravar esses mares que empreender é primordialmente saber resolver problemas.

Todas as pessoas são capazes de empreender, mas o que lhes falta é coragem de começar ou recomeçar a vida. Vez ou outra um turbilhão de pensamentos criativos e inusitados passam pelas cabeças de profissionais todos os dias, só que, apenas alguns, conseguem organiza-los de forma correta e ter a audácia em dar o pontapé inicial na nova empreitada.

Empreender na realidade é sinônimo de problema. Mas como assim? Muitos profissionais quando pensam no negócio, esquecem de colocar na pauta quais os problemas a sua ideia, produto ou serviço pode resolver na vida dos clientes. Exemplo: sua cidade oferece um tipo de água a preços exorbitantes por que as mesmas são importadas. E se o seu negócio conseguisse resolver essa questão e oferecer água a preços mais baixos? Entendeu?

É a resolução do problema que fará com que seu empreendimento cresça e se torne forte no mercado. Claro que nem sempre uma excelente oportunidade conseguirá resolver a questão do maior número de pessoas. Há negócios que são voltados a oferecer produtos e serviços a um nicho específico e mesmo assim, são bem valorizados.

Há ainda os empreendedores que não querem criar um negócio muito inovador, mas um modelo tradicional que ofereça um produto de altíssima qualidade. O tamanho da sua organização vai depender de como você enxerga sua ideia. A questão é pensar em como seu empreendimento pode ajudar os clientes. Quais problemas ele pode resolver. Esse é o pensamento.

Contudo, além dessa dinâmica, o problema também se dá no desenrolar do desenvolvimento do negócio. Em muitos casos, por mais que a ideia ou o projeto seja bem elaborada e inteligente, nem todo mundo conseguirá desenvolvê-la ou prosperá-la. Mas para crescer é preciso saber lidar com as dificuldades e encarar os problemas de frente, sem desistir na primeira falha. Ao que parece, lidar com seu próprio negócio é um problemão, mas para aqueles que desejam avançar, pode ser uma grande solução. Cabe a você decidir!

0 comentários: